Topo

Ensino Fundamental

Português - Trabalhando a interdisciplinaridade

Jorge Viana de Moraes

Trabalhando a interdisciplinaridade

Objetivos

1) Apresentar aos alunos um dos ícones da MPB e através da música Apesar de você de Chico Buarque de Hollanda.

2) Levar os alunos a reconhecerem o contexto político, cultural e social do Brasil na época da ditadura militar.

3) Desenvolver habilidades de interpretação do texto literário, isto é, mostrando o que há nas entrelinhas da mensagem poética, recorrendo à música popular como ferramenta para este propósito.

4) Colocar em prática uma das propostas dos PCN de Língua Portuguesa: trabalhar a interdisciplinaridade.

Comentários

Neste tipo de trabalho é importante que se tenha entre os professores de língua portuguesa e história certa harmonia. Pois, pode-se delimitar o que cada um irá trabalhar. Num primeiro momento, o professor de língua portuguesa apresentaria a música Apesar de você de Chico Buarque para a classe - é importante que, além de ouvi-la, os alunos tenham contato com a letra da música, para acompanhá-la.

É provável que nesta primeira atividade os alunos façam apenas uma leitura do texto. A mais evidente seria a de que o texto conta a história de um homem que se queixa da mulher amada. É importante ressaltar que esta leitura é possível.

Como segunda atividade, o professor de língua portuguesa poderá pedir aos alunos uma pesquisa sobre o compositor e músico Chico Buarque. Já ao professor de história caberia, concomitantemente, pedir uma pesquisa sobre o contexto histórico, político e social do país, fazendo uma ligação entre o músico e este contexto mais abrangente.

Na terceira atividade, o professor de história deve ressaltar a fase mais dura do regime ditatorial, que se deu com a implantação do AI 5, explicando que além de políticos, muitos artistas foram perseguidos, inclusive Chico Buarque.

Por outro lado, o professor de língua portuguesa deve apresentar novamente a música Apesar de você. Agora, já procurando direcionar a interpretação para uma possível leitura política do texto. É bom que se faça a devida relação com as aulas de história, explicando-lhes que aquela canção é uma resposta, digamos "camuflada", direcionada ao regime que tentava "sufocar" as manifestações em oposição a ele.

Estratégias

1) Peça aos alunos que se reúnam em grupos de três a seis membros.

2) Que se dirijam às bibliotecas municipais, ou que pesquisem na Internet manchetes, notícias e fotos de jornais da época.

3) Aproveitando esses materiais pesquisados pelos alunos, juntamente com trechos das letras de Chico Buarque, organizem, na classe, um "painel do Brasil da década de 60 e 70". Este painel seria uma espécie de mural, em que os alunos poderiam colar recortes de notícias ou fotos da época, servindo de "ilustração" para a letra desta canção e também de outras que tenham alguma relação com este contexto.

4) Peça um trabalho a estes grupos. Cada um dos grupos deve redigir, coletivamente, um texto em que se discorra comentários sobre a música de Chico e o contexto político, social e cultural ilustrado no painel da classe.

Ensino Fundamental