Química - Isomeria ótica
Isomeria ótica
Objetivos
1) Compreender o que é isomeria ótica.
2) Mostrar aos alunos que, apesar da variedade de termos que aparece neste tópico, os princípios fundamentais são simples.
3) Sensibilizar os alunos para a importância das diferenças (sutis) entre estruturas moleculares.
Ponto de partida
Os alunos devem estar familiarizados com a isomeria plana e a diferença entre isomeria plana e espacial.
Esta aula pode ser desenvolvida a partir do tangram (usado no plano "Isomeria Plana e Espacial" ou a partir dos textos sugeridos).
Estratégias
1) Usando figuras do tangam, mostre que a maioria é simétrica - apenas uma é assimétrica. Uma boa forma de mostrar isso é invertendo algumas figuras e colocando-as de novo no quebra-cabeça:
2) Tangram, paralelogramo, grande coisa... Pois agora, discuta com os alunos onde mais esse tipo de fenômeno ocorre. Alguns talvez notem que as nossas mãos e pés são, também, assimétricos. A assimetria é mais difícil de visualizar nesse caso, mas pode ser sentida: peça aos alunos para trocarem de sapatos (colocando o pé esquerdo no sapato direito, e vice-versa). Não esqueça de ventilar a sala.
3) Enquanto a confusão vai acabando, ilustre no quadro que moléculas também podem ser assimétricas - é esse o fundamento da isomeria ótica. Desenvolva a teoria: quando é que uma molécula é assimétrica (isto é, tem carbono quiral). Mostre exemplos e faça exercícios iniciais.
4) Para contextualizar a assimetria molecular, volte ao exemplo dos pés e sapatos e explique que, de forma semelhante, moléculas podem se encaixar de forma bem específica e isso tem implicações fundamentais. Um exemplo clássico é o da talidomida. A coisa não pára aí: os nossos aminoácidos, por exemplo, são quase todos da versão L-.
5) Onde entra a "ótica" na isomeria? Explique aos alunos que um efeito das moléculas assimétricas é "girar" o plano de vibração da luz. Isso pode ser observado em polarímetros, e serve até para identificar substâncias específicas.
6) Explique o que é dextrógiro e levógiro, ativo e inativo, mistura racêmica, e volte aos exercícios.
7) Só discuta outros termos (enantiomorfos, antípodas óticos, diastereoisômeros, etc.) depois de fixar os detalhes básicos da isomeria ótica. É um bom momento para montar um pequeno glossário de palavras estranhas em um dos cantos do quadro...
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