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Ensino Fundamental

Química - Velocidade de Reações

Fábio Rendelucci

Velocidade de Reações

Ponto de Partida

Ler o texto Cinética Química, no site Educação.

Objetivos

Demonstrar, através de experimentos extremamente simples, os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química.

Preparação

Para esta aula, você precisará dos seguintes materiais:

  • Um envelope de sal de fruta (pó);
  • Cinco comprimidos efervescentes de antiácido;
  • Dois copos de vidro transparente ou béqueres.

 

Estratégias

1) Inicie falando sobre a importância da velocidade das reações químicas. Explique teoricamente como funcionam os fatores temperatura, superfície de contato, estado físico e concentração;


2) Demonstre a diferença de velocidade reagindo simultaneamente o antiácido em pó e a pastilha efervescente, tomando o cuidado de utilizar a mesma quantidade de água nos dois copos e utilizando água à mesma temperatura;

3) Demonstre agora a influência da temperatura. Peça a um aluno que encha um dos copos com água gelada do bebedouro e coloque no outro copo a mesma quantidade de água em temperatura ambiente. Coloque simultaneamente os dois comprimidos efervescentes;

4) Demonstre a concentração dos reagentes utilizando a mesma quantidade de água e temperatura nos dois copos, porém colocando um comprimido em um deles e dois comprimidos no outro. CUIDADO: O parâmetro de comparação neste caso será a concentração de água e não do antiácido.

Atividades

1) Peça aos alunos que esbocem um gráfico de velocidade de reação. Após terem terminado, mostre a eles que quando você agita um dos copos utilizados na demonstração (item 3), ainda há reação. Corrija então o gráfico que eles esboçaram salientando o por quê do formato não linear e o quando determinamos o final de uma reação;


2) Peça aos alunos que pesquisem as diferentes apresentações de fármacos e as relacionem com o controle de velocidade da reação.

Sugestão

1) Se houver condição, ao invés de utilizar um envelope de sal de frutas, triture um dos comprimidos de antiácido para que eles percebam que nos dois copos serão colocadas as mesmas substâncias;


2) Quando falar em catalisadores, fale também em processos químicos e físicos utilizados para retardar uma reação. Utilize o problema prático da oxidação (ferrugem).

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