Topo

Planos de aula

Ensino Fundamental


Sociologia - Experiências políticas anteriores aos movimentos sociais dos anos 1960

Celina Fernandes

Experiências políticas anteriores aos movimentos sociais dos anos 1960

Objetivos da seqüência:

1) Levantar o conhecimento prévio dos alunos sobre os movimentos sociais da década de 1960, socializá-lo e problematizá-lo.

2) Ampliar o repertório dos alunos acerca do contexto histórico, social e político que antecedeu esses movimentos sociais.

3) Ampliar a noção de "experiência de revolta".

Aula 1

Conhecendo o que os alunos pensam e sabem sobre o tema:

  • Numa roda de conversa, perguntar o que os alunos sabem sobre os movimentos socioculturais da década de 1960; pedir que socializem o que sabem.
  • Perguntar se sabem os motivos que levaram essa época a ser tão conhecida; as mudanças foram realizadas; o caráter amplo dessas mudanças, etc.
  • Perguntar se conhecem pessoas que possam ser entrevistadas sobre aquela época.

 

Aula 2

Ampliando o conhecimento sobre o tema:

  • Aula expositiva em que se faz uma breve perspectiva histórica das questões que marcaram a época. Aspectos que podem ser abordados:

 

a) A geração dos anos 1960 e a experiência de revolta, ou seja, de um movimento que visava colocar a prova o pode instituído sobretudo, valores que sustentavam o "sistema"

b) Os movimentos sociais que tiveram como grandes temas as questões mais significativas do século 20; muitas dessas questões provinham do "abalo político, cultural e ético provocado pela Segunda Guerra Mundial".

c) Experiências políticas do pós-guerra e dos anos 1950: a revolução socialista chinesa, a guerra da Coréia, a guerra da Argélia, as lutas pelo fim dos colonialismos, a revelação do totalitarismo sob o socialismo de Stalin, as lutas de libertação na América Latina, a experiência de Cuba e da guerrilha.

d) A experiência de revolta como um movimento de negação (da guerra, da tortura, do racismo, do capitalismo, do socialismo real) e de abertura (ideais de liberdade, de transformação social).

Aula 3

Preparando a pesquisa:

  • Dizer aos alunos que eles farão (em grupo) uma pesquisa bibliográfica sobre uma das experiências políticas do pós-guerra. Explicitar que cada grupo pesquisará sobre uma dessas experiências e que tem como objetivo expor o conhecimento adquirido com a pesquisa para os outros grupos.
  • Dividir os alunos em grupos de três integrantes. Pedir que cada grupo escolha uma das experiências políticas do pós-guerra e que escreva perguntas que gostaria de ver respondidas por meio de uma pesquisa bibliográfica. Ajudar os grupos a organizarem suas perguntas por temas e a escolher um roteiro de pesquisa.
  • Dar as primeiras sugestões de bibliografia para cada um dos grupos. Orientá-los no que diz respeito ao uso que se faz de cada fonte para aproveitar o que ela oferece da melhor forma possível.
  • Explicitar os critérios para uma boa apresentação dos resultados da pesquisa:

 

a) elaboração pessoal do tema a partir do estudo do conteúdo das fontes,

b) clareza na exposição do tema, por meio de uso de suportes adequados,

c) explicitação das fontes utilizadas para a pesquisa,

d) uso adequado da língua portuguesa para a situação comunicativa,

e) Solicitar que realizem a pesquisa em casa.

Aula 4

Organizando os resultados da pesquisa:

  • Ensinar os alunos a selecionarem e organizarem os resultados da pesquisa a partir do roteiro elaborado anteriormente,
  • Selecionar o suporte mais adequado para comunicar esses resultados,
  • Elaborar a apresentação,
  • Organizar um cronograma das apresentações.

é mestre em sociologia da educação pela Universidade de São Paulo e assessora educacional.

Mais Ensino Fundamental