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Ensino Fundamental


Sociologia - Legitimidade da autoridade política - 1

Renato Cancian

Legitimidade da autoridade política - 1

Objetivo

Apresentar aos alunos subsídios teóricos para o entendimento das formas por meio das quais a autoridade política (representada pelo Estado ou pelos diferentes governos) obtém legitimidade para exercer o poder de mando sobre o conjunto da sociedade.

Comentário

Dividimos este plano de aula em três partes, a fim de facilitar o trabalho do professor.

Estratégias

Prática de leitura e interpretação crítica de textos, debates a partir de exposição oral; pesquisa histórica e sociológica.

Aulas 1 e 2

Aulas expositivas e participativas, cujo objetivo é apresentar e discutir com os alunos os modos pelos quais as sociedades lidam com o problema da constituição da autoridade política.

1) A partir da leitura do texto "Os três tipos puros de dominação legítima", de Max Weber (que pode ser encontrado em: Cohn, Gabriel. Weber: Sociologia, Coleção Grandes Cientistas Sociais, Editora Ática), o professor poderá encaminhar a aula, expondo aos alunos que em qualquer comunidade tribal, primitiva ou não, ou sociedade, seja ela antiga ou moderna, há a necessidade da existência de uma autoridade política capaz de exercer o poder de mando, com o objetivo de preservar a manutenção da ordem e a coesão social.

2) A convivência pacífica entre indivíduos que integram uma coletividade maior, ou seja, uma comunidade ou uma sociedade, só pode ocorrer a partir da constituição de uma autoridade, isto é, de um governo, um Estado.

3) Por meio de uma série de códigos e normas jurídicas, o Estado e o governo aplicam as leis. As leis têm, basicamente, a função de orientar nossa conduta em sociedade. As leis nos mostram os limites do que é possível, do que é tolerável e do que é proibido (ou seja, determinam o que é considerado crime). As leis também estabelecem as punições para aqueles que cometem crimes.

 

 

Veja também

Legitimidade da autoridade política - 2

Legitimidade da autoridade política - 3

é cientista social, mestre em sociologia-política e doutorando em ciências sociais, é autor do livro "Comissão Justiça e Paz de São Paulo: Gênese e Atuação Política -1972-1985" (Edufscar).

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