Topo

Ensino médio

Artes - Folclore

Folclore

Objetivos

1) Organizar exposição sobre o folclore brasileiro

2) Conhecer o conceito de folclore e os elementos mais característicos do folclore brasileiro;

3) Reconhecer manifestações folclóricas em diversas áreas da cultura: artesanato, literatura, música, dança, brinquedos, etc.;

4) Aprender as fontes essenciais do folclore brasileiro: as culturas ibérica/européia, africana e indígena;

5) Distinguir o folclore das diversas regiões do país.

Comentário

A partir da segunda metade do século 20, a sociedade brasileira passou por processos de industrialização e urbanização acelerados. Os dois processos concorrem para a criação de uma cultura mais homogênea em todo o país, bem como para fazer desaparecerem ou se modificarem as tradições culturais populares, cuja origem se encontra no passado rural do país. Por isso, mais do que nunca é importante apresentá-las às novas gerações e preservá-las. Trata-se de tradições que formam a identidade nacional brasileira.

Ponto de partida

Leitura do texto Folclore: a sabedoria e as tradições do povo, passadas de geração a geração e dos links a ele relacionados, em Cultura brasileira. Os alunos podem ler os textos em casa e discuti-los em sala de aula de modo a esclarecer as dúvidas que tiverem sobre eles.

Estratégias

1) Dividir a classe em grupos e encarregar cada um deles a levantar elementos cacarcterísticos do folclore brasileiros em uma área cultural específica: um grupo se dedica a música, outro a artesanato, outro a literatura, etc. Não se trata somente de falar ou escrever sobre as manifestações, mas de realizar uma exposição. Então, os alunos devem procurar encontrar objetos folclóricos que possam ser expostos;

2) Pesquisar a história dos objetos encontrados: de onde eles se originam, quais suas fontes básicas (ibérica, africana, indígena, mestiça...), quem são seus produtores atualmente, etc.

3) Produzir cartazes ou painéis com textos identificando os objetos levantados e apresentando as informações essenciais sobre eles, pesquisadas no item anterior.

4) Podem-se privilegiar os elementos do folclore do local onde se realizará a exposição. Mesmo assim, é importante confrontar esses elementos com outros de outras regiões do Brasil. O artesanato em barro, por exemplo, existe em várias regiões brasileiras, mas apresentam motivos, formas ou técnicas diferentes conforme a região onde são produzidos.

5) Uma vez realizadas as etapas anteriores, pode-se organizar a exposição. A mostra não deve se restringir à classe que a organizou. Por isso, deve ser realizada preferencialmente em algum local em que ela possa ser visitada por toda a comunidade escolar.

Sugestão

Inezita Barroso é uma grande pesquisadora da chamada "música de raiz" brasileira, aquela que está mais ligada às nossas tradições culturais populares. Os alunos podem acessar, através da Rádio UOL os seguintes discos da cantora/pesquisadora:

Hoje Lembrando

Sou Mais Brasil

Além de Inezita Barroso, a Rádio UOL dispõe em seu acervo de outros discos de qualidade com músicas do folclore brasileiro. Três outras opções são apresentadas abaixo:

Beira-Mar Novo

Duas Canções do Folclore

Mangueira em Tempo de Folclore

Além delas, é possível realizar pesquisas na própria Rádio UOL.

Ensino médio