Topo

Ensino médio

Artes - O cubismo e "Guernica"

Valéria Peixoto de Alencar

O cubismo e "Guernica"

Objetivos

1) Estudar as características do cubismo;

2) Perceber as diferenças entre cubismo analítico e cubismo sintético;

3) Estudar a obra "Guernica", de Pablo Picasso;

4) Montar um painel em três dimensões recriando a "Guernica".

Ponto de partida

Como ponto de partida é sugerida a leitura do texto Cubismo que se encontra no site Educação e a observação detalhada de uma reprodução, de preferência bem impressa, da obra "Guernica", de Picasso, de 1937.

Comentário

O cubismo foi um movimento de vanguarda, criado por Georges Braque e Pablo Picasso, surgido no início do século 20 na Europa. O cubismo propunha, entre outras coisas, quebrar a noção de perspectiva e ver a obra de arte como um objeto real por si só e não como uma imitação da realidade. Todo o contexto da época das vanguardas é um período muito interessante e o painel "Guernica" é um marco na História da Arte.

Estratégias

1) Leitura e interpretação do texto sobre o cubismo;

2) Observação e comentários sobre imagens de obras representativas do cubismo;

3) Pesquisa sobre imagens e o contexto da época em que foi produzido o painel "Guernica" de Picasso.

Produto final

Reconstituição em sala-de-aula da cena retratada em "Guernica" em 3D.

Sugestões

1) Esse trabalho pode ser realizado em conjunto com a área de história, explorando ao mesmo tempo as características estéticas das obras, as teorias dos artistas e os acontecimentos históricos;

2) A visita a um museu pode ser organizada como ponto de partida ou como complemento dessa atividade. Não apenas os museus, mas exposições temporárias podem trazer obras interessantes para a reflexão sobre o cubismo. A maioria dos museus possui site na internet que propicia informações sobre o acervo e até visitas virtuais. Eis alguns links:

Ensino médio