Topo

Ensino médio

Artes - Pop art

Valéria Peixoto de Alencar

Pop art

Objetivos

  • Conhecer o movimento da arte pop.
  • Trabalhar conceitos de cultura pop.
  • Produzir uma obra pop.

 

Comentários

Na década de 1950, um movimento surgido nos Estados Unidos e na Inglaterra, a pop art, propunha um crítica à cultura de massa, ao mesmo tempo que se utilizava dela para a produção de suas obras. Essa aula pode ser muito interessante para estudar os artistas da pop art, sua linguagem e fazer um paralelo com a atualidade.

Material

O texto sobre pop art pode se utilizado como ponto de partida para o estudo.

Estratégia

- Leitura e interpretação do texto.

- Leitura das imagens do texto e de outras que o professor disponibilizar.

- Pesquisa dos alunos sobre a arte pop (artistas e obras).

- Entrevistar artistas brasileiros influenciados pela pop art.

- Observação: é importante discutir os temas das obras e a linguagem utilizada pelo artista a partir da leitura dos alunos. Isso acabará trazendo à tona os conceitos de cultura de massa e cultura popular.

Atividade

Individualmente ou em grupos, os alunos deverão produzir uma obra que siga a estética da pop art, buscando temas, personagens e métodos que traduzam a cultura de massa contemporânea. A seguir, eles apresentam os trabalhos e o professor abre a discussão com a classe.

Sugestão

Trabalho interdisciplinar com História.

Ensino médio