Relações entre mito e arte

Valéria Peixoto de Alencar

Objetivos

  • Conhecer a mitologia greco-romana e suas representações.
  • Perceber como a mitologia greco-romana é um tema recorrente na História da Arte.

Comentários

A mitologia greco-romana é um tema presente em vários momentos na História da Arte, como no Renascimento e no Neoclassicismo. E, mesmo na atualidade, a mitologia pode ser encontrada em várias formas de arte, como o cinema, por exemplo.

Material

O texto Mito e Arte é um bom ponto de partida para esta aula. Outros textos - como Arte na Grécia antiga, Neoclassicismo e Renascimento - Europa retoma valores clássicos - também podem ser usados.

Estratégias

1) Leitura e interpretação do texto.

2) Leitura das imagens que estão nos textos sugeridos e de outras que o professor apresente.

Atividades

1) A partir de um mito escolhido pelo professor, os alunos devem pesquisar obras de arte que apresentem uma interpretação dessa narrativa mítica.

3) Divididos em grupos, os alunos podem trabalhar as diferentes linguagens - pintura, escultura, gravura, cinema e teatro -, fazendo uma pesquisa e/ou produzindo eles mesmos suas obras inspirados no mito.

4) Os trabalhos pesquisados ou produzidos podem fazer parte de uma exposição na escola.

Sugestões

Se você estiver em São Paulo, agende uma visita para seus alunos no MASP, pois o museu está apresentando seu acervo com a temática "A arte do mito".

Valéria Peixoto de Alencar
é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp. É uma das autoras do livro Arte-educação: experiências, questões e possibilidades (Editora Expressão e Arte).



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos