Topo

Ensino médio

Artes - Tarsila do Amaral

Valéria Peixoto de Alencar

Tarsila do Amaral

Objetivos

1) Conhecer a vida e obra da artista.

2) Perceber as diferenças entre as fases de seu trabalho.

Comentários

Tarsila do Amaral é um dos principais nomes quando se trata de arte moderna no Brasil. Seria interessante que esta aula acontecesse depois que os alunos já tivessem começado a estudar o modernismo na Europa e seus desdobramentos no Brasil, culminando na Semana de Arte Moderna de 1922.

Material

O texto Tarsila do Amaral pode servir para iniciar o estudo dos alunos.

Estratégias

1) Rememorar o que os alunos já estavam vendo sobre o conceito de moderno e o que foi o modernismo.

2) A partir da leitura do texto sugerido, propor exercícios de interpretação, como, por exemplo, elaborar uma linha do tempo coletiva, onde os alunos destaquem momentos importantes da vida da artista e acontecimentos no Brasil e no mundo.

Atividades

Debate:

1) Dividir a sala em três grupos. Cada grupo ficará com uma pintura que corresponda a uma fase da artista, ou seja:

Grupo 1: fase pau-brasil

Grupo 2: fase antropofágica

Grupo 3: pintura social

2) Determinar um tempo para que cada grupo elabore argumentos "defendendo" sua pintura, o porquê ela é melhor.

3. Ganha o debate o grupo que apresentar os melhores argumentos, porém o objetivo aqui não é declarar um grupo vencedor e sim fazer com que eles observem, percebam, façam a leitura da obra.

Sugestões

1) Atividades extra-classe como visita a um museu.

2) No próprio texto sugerido, há uma proposição de atividade.

Ensino médio