Topo

Ensino médio

Artes - Tropicalismo

Valéria Peixoto de Alencar

Tropicalismo

Objetivos

  • Estudar as características do movimento e da época.
  • Conhecer os principais artistas.
  • Conhecer as etapas da montagem de uma exposição.

Ponto de partida

Como ponto de partida, utilizar o texto Tropicalismo. Também seria importante que os alunos lessem textos sobre a história do período.

Comentário

O tropicalismo foi um movimento de contracultura muito semelhante a outros que ocorreram em alguns países no final da década de 1960, especialmente nos anos de 67 e 68. Muitos artistas dessa geração estão atuando até hoje. Assim, estudar o movimento tropicalista é importante para compreendermos parcela da cultura brasileira.

Estratégias

1. Leitura e interpretação do texto.

2. Leitura de imagens de artistas como Hélio Oiticica - e de outros participantes do Tropicalismo.

3. Audição de músicas tropicalistas - com a leitura das letras.

4. Em grupos, os alunos devem pesquisar características do movimento e da época, apresentando, depois, o resultado da pesquisa na forma de seminários e cartazes.

5. A seguir, os grupos irão montar uma exposição. Divida os grupos da seguinte forma: curadoria (seleção dos cartazes e de outros materiais, como roupas, partituras de músicas, textos, etc., que possam compor a exposição e expressar as idéias do Tropicalismo); produção (como serão expostos os trabalhos); montagem (questões práticas); e monitoria (mediação entre as obras e o público visitante).

Sugestões

1. Procure museus e exposições na sua cidade - e leve seus alunos.

2. O trabalho interdisciplinar com História e Português pode dar bons frutos.

3. Incentive os alunos a realizar instalações na exposição (veja o plano de aula Vamos fazer uma instalação?, para que a mostra não se restrinja apenas a alguns cartazes. Eles podem exibir o vestuário da época e reproduzir músicas ou poemas.

4. Na exposição, pode haver um setor em que se mostre o trabalho atual de alguns artistas do Tropicalismo.

Ensino médio