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Ensino médio

História geral - Guerra dos Cem Anos

Érica Alves Cavalcante

Guerra dos Cem Anos

Introdução

O estudo do conflito entre Inglaterra e França é de alta relevância, já que, por meio dessa guerra, podem ser analisados diferentes aspectos do período em questão: a luta pela sucessão do trono, a disputa por territórios e regiões importantes para o desenvolvimento do comércio, entre outros.

Objetivos

1. Conhecer as relações existentes entre os reinos durante o período feudal.

2. Conhecer os conflitos ocorridos durante 1337 e 1453 como fatos geradores do sentimento de nacionalismo entre franceses e ingleses.

3. Identificar as transformações ocorridas durante os séculos finais da Idade Média.

4. Identificar as razões existentes para as tréguas durante os 116 anos de conflito, principalmente a Peste Negra.

Estratégias

1. Antes de iniciar o estudo da Guerra dos Cem Anos é fundamental que os alunos tenham clareza sobre como se configuravam as relações entre os reinos durante o período em análise. Para isso, divida a turma em dois grupos (os dois reinos) e faça a explicação por meio de uma encenação: cada grupo escolhe um rei e, à medida que a aula transcorre, vão atuar de acordo com os interesses de seus respectivos países. De início, é importante que o Tratado de Paris seja explicado, o que permitirá que todos tenham a dimensão das relações e dos interesses envolvendo França e Inglaterra.

2. Para que os alunos percebam como esses conflitos auxiliaram no surgimento do nacionalismo em franceses e ingleses, peça que levem à sala de aula símbolos do Brasil. Espalhe esses símbolos pela sala de aula e questione o que representam. Registre o que os alunos dizem na lousa e, a seguir, mostre como tal simbologia, historicamente construída, é importante para se criar um sentimento de unidade entre aqueles que dividem um mesmo território e que compõem uma nação. Por fim, discuta sobre o nacionalismo durante os conflitos da Guerra dos Cem Anos.

3. O estudo desse conflito deve colaborar na visualização das grandes transformações que se efetivaram durante a Baixa Idade Média. É importante que sejam percebidos os fatos geradores do Renascimento comercial e das disputas pelo domínio da Flandres. Para que os alunos entendam melhor, fale sobre o desenvolvimento de ferramentas que aumentaram a produção, o crescimento das feiras e a ampliação das cidades. Faça isso chamando alunos à frente da sala e fazendo com que representem esses fatos.

4. Peça que pesquisem sobre a Peste Negra e suas consequências para o conflito.

Atividades

Duas atividades distintas podem ser feitas. A escolha deve estar condicionada ao tempo de trabalho, aos objetivos e aos recursos disponíveis:

1. Oriente os alunos na produção de uma tirinha (igual a que encontramos todos os dias nos jornais). Eles devem demonstrar como a guerra auxiliou no desenvolvimento do nacionalismo francês e inglês ou como a Peste Negra fez com que esse conflito fosse interrompido.

2. Peça que, reunidos em grupos, produzam um vídeo (usando, por exemplo, o Movie Maker). Um dos vídeos pode mostrar como os reinos se relacionavam, bem como as disputas pela sucessão do trono francês.

Sugestão

Os alunos podem utilizar como fonte de pesquisa os textos Guerra dos Cem Anos - origens e início do conflito e Guerra dos Cem Anos - derrota inglesa.

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