Adjetivos no grau comparativo de igualdade

Rozeli Alves

Objetivo geral

Empregar corretamente adjetivos no grau comparativo de igualdade.

Objetivos específicos

Empregar os adjetivos, no grau comparativo de igualdade, em expressões típicas do cotidiano.

Conteúdo

Adjetivos no grau comparativo de igualdade, ampliação de vocabulário. Desdobramento: game.

Procedimentos

1. Prepare um cartaz com o quadro apresentado abaixo e leia para a classe.

2. Peça aos alunos que façam uma lista com os adjetivos e seus significados.

3. Em seguida, compartilhe com a classe o que cada adjetivo significa e relacione-o à palavra com a qual forma uma expressão popular, bastante utilizada quando se quer fazer comparações. Por exemplo: as timid as a rabbit.

4. Peça aos alunos que, em duplas, formem frases com todas as expressões apresentadas no quadro. Por exemplo: Mary is as timid as a rabbit.

5. Circule pelas duplas para acompanhar o exercício e ajudá-las na produção.

6. A seguir, peça para que leiam suas frases.

7. Game: prepare com antecedência dois envelopes para cada grupo de quatro alunos. Coloque os adjetivos em um deles; e no outro, os substantivos.

8. Um representante de cada grupo pega seus 2 envelopes e dirige-se ao grupo. Avise-os de que só poderão abri-los quando você der o sinal.

9. Assim que você der o sinal, os grupos abrem os envelopes e estabelecem os pares, formando as expressões corretamente e colando-as numa folha de sulfite.

10. O grupo que terminar primeiro e acertar todas as expressões será o vencedor.

11. Reapresente o cartaz com o quadro somente depois de terminado o game, para que os grupos comprovem seus acertos ou corrijam seus erros.

as hard as iron
as calm as a cat
as hot as fire
as sweet as honey
as sharp as a neddle
as cold as ice
as deaf as a door
as warm as wool
as timid as a rabbit
as white as snow

 

Rozeli Alves
é mestra em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos