Topo

Ensino médio

Inglês - Como sugerir boas leituras

Fernanda Glaessel Ramalho

Como sugerir boas leituras

Objetivo final

Produzir textos de indicação literária e organizar, em forma de varal, mural, placas ou catálogo, uma bibliografia - para sugerir à comunidade escolar boas leituras.

Objetivos didáticos

1) Criar uma pequena biblioteca pessoal de títulos em inglês.

2) Discutir formas de compartilhar com a comunidade escolar as leituras já realizadas em sala de aula.

3) Desenvolver senso crítico ao avaliar a qualidade do livro.

4) Selecionar informações relevantes para a escrita do texto.

5) Produzir textos de indicação literária.

Antes de escrever

1) Entregar aos alunos vários textos de indicação literária, extraídos de diferentes fontes (catálogos, jornais, revistas, etc.) e solicitar que, em duplas, olhem e descubram do que tratam os textos.

2) Pedir que comentem as descobertas enquanto folheiam os materiais - e registrar os comentários na lousa.

3) Depois de olhar os materiais, pedir que falem sobre as formas e as histórias dos textos.

4) Registrar as informações relevantes: levantamento das características dos diferentes gêneros por meio de perguntas feitas pelo professor e da lista de descobertas dos alunos, realizada no item 2.

5) Solicitar que cada criança traga de casa um livro infantil de que gosta, para leitura e indicação.

Durante a produção escrita

1) Apresentar dois textos de indicação literária, solicitando que as crianças os comparem.

2) Pedir que os alunos marquem, com cores diferentes, as semelhanças e as diferenças dos dois textos.

3) Sintetizar, num cartaz que as crianças possam consultar durante a produção, os itens que não podem faltar na indicação literária.

4) Realizar a leitura de um dos livros trazidos pelas crianças.

5) Produzir coletivamente a 1ª versão da indicação literária.

6) Comparar a indicação produzida com outra do mesmo livro, encontrada em alguma outra fonte.

7) Registrar na lousa as diferenças entre os textos.

8) Analisar, em um texto projetado por meio de transparência, os recursos utilizados pelo autor para produzir uma boa indicação literária.

9) Registrar no cartaz de planejamento as conclusões do grupo, para que possam utilizá-las após a revisão do texto já produzido.

Depois da produção

1) Voltar para a primeira produção, revisando-a coletivamente. (Consultar o cartaz durante a revisão, a fim de recordar os aspectos fundamentais).

2) Produzir o primeiro cartaz, placa ou página do catálogo, discutindo com as crianças a diagramação, se o texto terá ilustração ou não e que tipo de letra será usada.

3) Começar a organizar o varal, mural ou catálogo.

Ensino médio