Topo

Ensino médio

Inglês - Compreensão de textos informativos

Rozeli Alves

Compreensão de textos informativos

Objetivo geral

Desenvolver estratégias de leitura de textos informativos ou que contenham modos de proceder e métodos de trabalho.

Objetivos específicos

Identificar as características desses gêneros de texto, incluindo os tipos de palavras e de estruturas lingüísticas presentes.

Conteúdo

Leitura e compreensão do texto informativo A holiday celebrated in February e das instruções contidas na receita Red Jello Hearts.

Procedimentos

1) Antes de começar, converse com os alunos sobre os conteúdos a serem estudados. Fale sobre a receita e o dia especial para o qual ela é indicada. Investigue o que os alunos sabem sobre o Dia dos Namorados no Brasil: quando é comemorado, como, qual é o santo casamenteiro, as "simpatias", etc.

2) Proponha que os alunos imaginem do que trata o texto A holiday celebrated on February.

3) Distribua cópias do texto e peça que façam a leitura silenciosa, em duplas.

4) Peça que, ainda em duplas, localizem as informações que podem ser encontradas (Wh-questions).

5) Embora não seja necessário compreender todas as palavras para entender um texto, os alunos podem utilizar o dicionário para verificar ou conferir os significados de palavras que não conseguiram compreender.

6) Faça uma leitura em voz alta e peça aos alunos que socializem as palavras ou expressões pesquisadas. Destaque o genitive case.

7) Chame a atenção para o modo como aparece a data, trazendo months of the year, cardinal and ordinal numbers.

8) Disponibilize o texto Red Jello Hearts para as duplas e peça que façam uma leitura atenta, identificando ingredientes e o modo de fazer.

9) Peça para que um dos alunos explique a receita aos demais.

10) Peça que cada dupla crie uma ilustração (desenho, pintura ou colagem) para a receita e a apresente de forma bastante sugestiva, como se fosse uma página da seção de culinária de uma revista.

11) Faça uma exposição com os trabalhos produzidos. Aproveite para recordar o genitive case, utilizando-o para identificar as produções.

Ensino médio