Criando legendas para um álbum

Fernanda Glaessel Ramalho

Objetivos

1) Reconhecer algumas convenções típicas do gênero "legendas".

2) Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura (pedir ajuda aos colegas ou ao professor; reler o trecho que provoca dificuldades, etc.).

3) Procurar compreender o significado de palavras desconhecidas.

4) Utilizar recursos mais adequados à produção de legendas: tipo de linguagem mais usual, expressões utilizadas, apresentação da estrutura do texto, recursos gramaticais, etc.

5) Utilizar procedimentos e recursos próprios da produção de textos: planejar o que se vai escrever, utilizar rascunhos, revisar seu próprio texto simultaneamente à produção, etc.

6) Assumir o ponto de vista de leitor, ao revisar os textos com a intenção de evitar repetições desnecessárias (por meio de substituição pronominal ou lexical, uso de vírgulas, etc.); evitar ambigüidades; articular partes do texto (por meio de conectivos e pontuação); garantir concordância verbal e nominal; apresentar o texto cuidando de sua legibilidade.

7) Revisar o texto do ponto de vista ortográfico, considerando as regras aprendidas, a ortografia convencional de palavras de uso freqüente e o uso de maiúscula ou minúscula - a partir da distinção entre nomes próprios e comuns e no início de orações.

Antes de escrever

Primeira aula

1. Socializar com o grupo a idéia de produzir um álbum de família, discutindo como ele poderá ser organizado.

2. Mostrar alguns exemplares de álbuns de família, organizados de diferentes maneiras.

3. Listar, com as crianças, alguns temas que poderão ser os divisores do álbum (exemplos: at the hospital, my first birthday party, etc.).

4. Pedir que as crianças tragam de casa fotos relacionadas aos temas escolhidos.

Segunda aula

1. Discutir com o grupo o que é escrever legendas de fotos.

2. Individualmente, pedir que os alunos classifiquem as fotos, separando-as de acordo com os temas escolhidos e numerando-as na ordem cronológica dos acontecimentos.

Terceira aula

1. Selecionar e mostrar aos alunos fotos retiradas da Internet.

2. Solicitar que observem as fotos que aparecem, acompanhando o texto escrito nas legendas.

3. Pedir que comentem como as legendas foram escritas e que informações elas trazem. A professora pode destacar:

a) Em geral, não existe ponto final nas legendas (apenas intermediário, caso se trate de uma legenda com duas frases).

b) As legendas devem, sempre que possível, cumprir duas funções simultaneamente: descrever a foto, com o verbo de preferência no presente, e dar uma informação.

c) Quando for o caso, faz-se necessário usar informações adicionais (esquerda, direita, de cabelo preso, etc.), para que o leitor saiba quem é cada uma das pessoas da foto.

d) Nas fotos em que aparece um rosto em destaque, é possível colocar algo mais que o nome da pessoa. Exemplo: "Ivone, my grandma, at the beach with me".

e) Duas ou mais fotos dispostas lado a lado podem ter uma única legenda.

f) Evitar descrições óbvias. Apesar de muitas legendas de jornal se apresentarem dessa forma.

4. Registrar as descobertas feitas pela classe.

Quarta aula

1. Organizar os alunos em duplas e entregar uma foto para cada dupla, pedindo que a observem.

2. Passar pelas duplas, perguntando o que os alunos pensam que as fotos representam.

3. Colar todas as fotos na lousa e pedir que cada dupla pegue uma das legendas disponíveis e tente relacionar com a sua foto. A cada legenda colocada, comentar se a leitura da foto corresponde à legenda que eles escolheram. Se sim ou não, por quê?

4. Utilizar esse procedimento com todas as duplas.

Durante a produção escrita

Quinta aula

1. Explicar que a tarefa será escrever as legendas, considerando o que foi aprendido em aulas anteriores.

2. Retomar as descobertas feitas pela classe na terceira aula, sobre como escrever legendas de fotos, e fazer os esclarecimentos necessários, considerando também os destinatários (que neste caso serão as famílias dos alunos, que receberão os álbuns depois de prontos).

3. Organizar os alunos em duplas.

4. Projetar as fotos em transparência ou computador e pedir que cada dupla escreva uma legenda para a foto projetada.

5. Socializar as legendas escritas pelas duplas, discutindo se são pertinentes ou não.

Sexta, sétima e oitava aulas

1. Individualmente, as crianças irão escrever uma legenda para cada uma das fotos previamente numeradas. (Essa escrita deverá ser em papel de rascunho, para que, antes de copiar as legendas no álbum, as crianças realizem uma revisão.)

2. O professor acompanhará as produções dos alunos e orientará a revisão, considerando os elementos que uma legenda precisa ter e dando apoio à correção ortográfica das palavras.

Depois da produção

Nona e décima aulas

1. Colar as fotos no álbum e escrever as legendas correspondentes, depois de revisadas.

2. Confeccionar a capa e enfeitar cada página com molduras coloridas, desenhos, colagens, etc.

Fernanda Glaessel Ramalho
é pedagoga, formadora de professores e professora de inglês da Escola Castanheiras.

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