Topo

Ensino médio

Inglês - Events calendar

Rozeli Alves

Events calendar

Objetivo geral

Compreender textos em inglês com informações sobre eventos culturais.

Objetivos específicos

Identificar o assunto, reconhecer o gênero e o suporte do texto, identificar quem escreve, para quem, com que intenção, para circular em que espaços.

Conteúdo

Leitura de informações sobre eventos culturais do momento veiculadas em páginas da internet; identificação de estruturas lingüísticas e escolhas lexicais características de textos encontrados em agendas culturais, como formas de nomear e descrever os eventos.

Material

Clique aqui para ver o texto a ser reproduzido para os alunos.

Procedimentos

1) Entregue uma cópia do texto para cada grupo de três alunos, para que numa leitura inicial reconheçam as características textuais de uma página da internet. Oriente esse reconhecimento, pedindo para que identifiquem:

  • informação sobre quem publica a página;
  • o site e a data da publicação;
  • subtítulos e suas funções.

Chame a atenção para a organização da página e as informações que ali estão. Peça que tentem antecipar sobre o que trata o texto. Explorem as palavras semelhantes ao português, por exemplo.

2) Ainda em trios, peça que os alunos façam uma leitura do texto, agora com o objetivo de localizar as informações que podem ser encontradas na página. É importante que neste momento a turma trabalhe para confirmar ou rejeitar as hipóteses levantadas inicialmente. (Wh-questions)

  • de que evento se trata?
  • quem está promovendo?
  • quem patrocina?
  • onde acontece?
  • quando acontece?
  • quanto custa?
  • quem pode participar?

3) Chame a atenção d os alunos para as escolhas de palavras e a estrutura do texto. É preciso que reconheçam se a linguagem é clara e se as informações são suficientes. Eles devem verificar também se há alguma forma de contato para que o leitor interessado possa obter maiores detalhes.

4) Não é necessário compreender todas as palavras para entender um texto, no entanto, os alunos podem utilizar o dicionário para verificar ou conferir significados de palavras que não conseguiram compreender no contexto.

5) Faça uma leitura em voz alta para e com a classe, de modo que os alunos se familiarizem com a pronúncia.

6) Para que ampliem seu vocabulário e repertório de informações específicas constantes neste tipo de texto, inclusive as abreviaturas, observe e converse com a turma sobre as palavras que pesquisaram no dicionário e algumas expressões utilizadas (Nations and nationalities - nouns and adjectives; telling the time; ordinal numbers; days of the week; months of the year).

7) Com as contribuições da turma, construa em inglês (pode ser no quadro) um cartaz para divulgar o evento.

8) Proponha uma discussão sobre o evento. Se fosse possível, gostariam de participar, por que, como, teriam condições, já participaram de algum evento semelhante? Quanto às danças folclóricas: alguém conhece alguma, do evento, no Brasil? É o momento para exercitar a expressão oral, a capacidade de formar opiniões, argumentar, defender ou mudar pontos de vista.

9) É importante que os alunos percebam a importância dessas estratégias para a compreensão de novos textos.

10) Caso exista a possibilidade, o próximo passo é uma pesquisa em páginas da internet em inglês, para que os alunos possam apresentar  informações sobre outros eventos e construam um cartaz para divulgar o evento à turma. Utilizando o Google, peça que digitem events calendar, selecionem uma página e repitam os procedimentos para localização de informações e entendimento do texto, até estarem prontos para construir um cartaz em inglês, fazendo a divulgação do evento escolhido para a turma. Para isto sua turma vai necessitar de cartolina ou papel kraft e pincéis atômicos.

11) Se a turma não tiver acesso à web, o professor pode providenciar outras páginas com agendas de eventos para que os grupos realizem a tarefa.

Ensino médio