Topo

Ensino médio

Inglês - Nursery rhymes

Rozeli Alves

Nursery rhymes

Objetivo geral

Ampliar o repertório cultural com o estudo de nursery rhymes.

Objetivos específicos

Ler, compreender e apresentar uma nursery rhyme tradicional na Inglaterra: "Ding dong bell"

Conteúdo

Leitura com compreensão, estudo de vocabulário, indentificação de rimas e apresentação de nursery rhymes.

Procedimentos

1) Inicialmente, pergunte aos alunos se conhecem cantigas de roda ou parlendas, ou seja, rimas infantis memorizadas desde a mais tenra idade. Peça-lhes que recitem ou cantem alguma que tenha marcado sua infância. Uma conversa sobre o porquê/quem ensinou, é interessante para resgatar e exercitar o respeito pelas histórias de vida.

2) Como essas rimas são tradicionais em cada cultura, região ou país, o assunto desta aula são as rimas infantis em inglês: neste caso nursery rhymes tradicionais em países de língua inglesa.

3) Conte a história a que se refere a rima "Ding dong bell" tendo o cuidado de explicar que ela é tradicional na Inglaterra e tem sua origem provavelmente no século 16. De lá, até nossos dias (assim como as nossas parlendas e cantigas de roda) são transmitidas de geração à geração oralmente, dada a facilidade com que podem ser memorizadas.

4) Faça uma leitura expressiva de "Ding dong bell" , de preferência com a projeção do texto para que a turma o visualize.

5) Peça aos alunos que, em duplas, pesquisem no dicionário as palavras desconhecidas.

6) Socialize com a classe todas as palavras pesquisadas.

7) Leia novamente com a turma a nursery rhyme e em seguida peça às duplas que observem e assinalem as rimas, é importante que percebam que as rimas tornam o poema fácil de memorizar. Chame a atenção também para o fato de que há uma espécie de moral da história em quase todas as nursery rhymes. Nesta, qual seria?

8) Em seguida, as duplas podem imaginar e desenhar a continuação da história compreendida com ding dong bell; construindo uma tirinha ou mesmo uma história em quadrinhos.

9) Para socializar as produções, as duplas podem fazer uma apresentação expressiva/coreografada de "Ding dong bell ".

10) Monte com a turma, uma exposição das tirinhas ou dos quadrinhos.

11) Como desdobramento, se houver possibilidade peça-lhes que pesquisem na web outras nursery rhymes, formando uma coletânea.

Texto

"Ding dong bell"

Ding dong bell

Pussy's in the well

Who put her in?

Little Johnny Flynn

Who pulled her out?

Little Tommy Stout

What a naughty boy was that

Try do drown poor Pussycat,

Who never did any harm

But killed all the mice

In the farmer's barn!

Ensino médio