Topo

Ensino médio

Inglês - Produção coletiva de regras de jogos

Fernanda Glaessel Ramalho

Produção coletiva de regras de jogos

Objetivos

1. Escrever regras de jogos de trilha confeccionadas pelas crianças para presentear outras classes;

2. Usar regras de jogos, lidas e exploradas em classe, como modelos para a produção escrita;

3. Fazer uso adequado de elementos estruturais do texto instrucional (no caso, regras de jogos);

4. Reconhecer e utilizar o modo imperativo (move, roll etc.) e vocabulário específico (dice, counters, board).

Antes de escrever

1. Listar jogos conhecidos.

2. Discutir sobre o que são regras e para que servem.

3. Jogar alguns jogos a partir da leitura de suas regras, contidas no manual.

4. Após a leitura de diversos manuais, identificar elementos importantes que caracterizam esse tipo de texto, tais como: número de jogadores, idade, como jogar etc.

5. Elaborar um roteiro para produção escrita do texto.

Durante a produção escrita

1. Elaborar na língua materna as regras para o jogo confeccionado (em grupos).

2. Projetar um texto modelo previamente selecionado e pedir que os alunos identifiquem os elementos importantes destacados durante a leitura dos manuais, relacionando-os com o roteiro produzido.

3. Listar na lousa ou cartaz as palavras que os alunos julgam importantes e que aparecem com freqüência nos manuais, como "dado", "jogador", "peões" etc.

4. Distribuir uma cópia do texto modelo para cada aluno e realizar leitura coletiva, destacando as palavras acima listadas.

5. Projetar um dos textos, produzido em português, juntamente com o texto modelo, reescrevendo-o na lousa em inglês.

Depois da produção

Discuta alguns dos elementos dos textos das crianças, sem a necessidade de fazer a revisão de todos os aspectos. Selecione os que estão na sua expectativa de aprendizagem para o grupo.

Sugestão

Este plano de aula é recomendado para alunos da quinta série e pode ser aplicado em quatro aulas.

Ensino médio