Inglês - Produção de carta informal
Produção de carta informal
Objetivos
1) Escrever carta informal apresentando-se e descrevendo rotina;
2) Usar cartas lidas e exploradas em classe como modelos para a escrita;
3) Fazer uso adequado de elementos estruturais do texto carta;
4) Descrever rotina por meio do presente simples.
Seqüência didática de produção escrita
Antes de escrever (planejar)
1) Oferecer aos alunos, ao longo das aulas, cartas informais. Lê-las, explorando as características do gênero: data, endereço, saudações, introdução do tema da carta, despedida etc;
2) Tematizar, durante a leitura dessas cartas, os elementos da situação de comunicação: quem escreve, para quem escreve, por meio de que gênero e com que intenção;
3) Discutir a relação existente entre os elementos da situação comunicativa e a textualização da carta (linguagem informal e uso de tempos verbais de presente);
4) Planejar o texto, listando o seu conteúdo e escolhendo (entre aquelas exploradas nas cartas que servem de modelo) expressões que estejam adequadas aos propósitos comunicativos;
5) Socializar o planejamento do texto, retomando as características da situação comunicativa;
6) Antecipar parte do vocabulário que poderá figurar nas cartas, compondo um glossário coletivo.
Durante a produção escrita (textualizar)
1) Estimular os alunos a usar as cartas estudadas como referência para a produção do texto. Em muitos momentos, eles copiam trechos delas (imitando-as) para atingir seus propósitos comunicativos;
2) Pedir que usem outras fontes de informação (livro didático, dicionário etc.) para resolver eventuais dúvidas na escolha de palavras ou no uso dos tempos verbais;
3) Acompanhar a escrita da carta, oferecendo sugestões e recursos por meios dos quais os alunos possam aprender mais sobre a língua inglesa. Durante esse acompanhamento, selecionar elementos que apareçam nas produções e que mereçam ser tematizados coletivamente.
Depois da produção escrita (revisar)
1) Tematizar coletivamente os elementos selecionados para a discussão (podem ser usados trechos das cartas dos alunos, as que servem como referência ou outras em que alguns dos elementos selecionados figurem de forma esclarecedora);
2) Pedir que os alunos releiam seus textos e os revisem a partir da discussão realizada. Acompanhar a revisão;
3) Solicitar que os alunos sentem em duplas e que troquem suas produções a fim de contribuírem para o aprimoramento do texto. Eles dão sugestões de alterações para os colegas;
4) Pedir que os alunos avaliem as sugestões dos colegas e façam as mudanças que julgarem necessárias para o enriquecimento do texto. O professor pode discutir, individualmente, as alterações sugeridas e as possíveis mudanças;
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