Fórmula, equação e linguagem algébrica

Antonio Rodrigues Neto

Comentário

Introduzir o conceito de equação e suas aplicações no campo da linguagem algébrica é sempre desafiador no ensino fundamental. As fórmulas são equações e podem servir de recurso para vencer esse desafio. O nosso ponto de partida, neste plano de aula, serão as fórmulas usadas para o cálculo da área de algumas figuras geométricas.

Objetivo

Desenvolver procedimentos de leitura e de interpretação de algumas fórmulas matemáticas mostrando a importância da linguagem algébrica para organizar e simplificar a informação. Mostrar a equação como recurso para aplicação dessas fórmulas em resoluções de problemas.

Público alvo

6a série

Estratégias

1) Apresentar aos alunos o procedimento e a fórmula para o cálculo da área do retângulo. Desenhar essa figura geométrica indicando as respectivas dimensões que, no caso, são o comprimento e a largura. Escrever a regra ou fórmula na lousa:

ÁREA = COMPRIMENTO x LARGURA

2) Mostrar para os alunos a substituição das palavras dessa regra pela primeira letra de cada nome. Dessa forma, ficando A para área, C para comprimento e L para largura. Escrever a fórmula no formato: A = C x L.

3) A partir da fórmula apresentada, gerar três tipos de problemas. O primeiro: dadas as medidas do retângulo, exigir o cálculo da área. O segundo: informar a área e a altura, mas pedir a largura. Por último: desafiar a calcular a altura conhecendo o valor da área e da largura. Para cada caso escrever uma equação.

4) Pedir para os alunos desenharem vários triângulos explicando a fórmula que possibilita o cálculo da área desse tipo de figura. Orientar os alunos para acrescentarem ao desenho as letras que possam representar as medidas que deverão ser utilizadas na fórmula.

5) Pedir para os alunos escreverem no caderno a fórmula para o cálculo da área do triângulo: Área = (medida da base x medida da altura): 2. Utilizar o mesmo procedimento que foi aplicado para o caso do retângulo inventado, também três tipos de problemas. Escrever as equações para cada caso indicando as resoluções.

6) Apresentar a fórmula para o cálculo da área do trapézio utilizando a legenda como uma forma de organizar a leitura. Esse procedimento é muito usado nos manuais.

Ler e interpretar a fórmula construindo problemas com os mesmos procedimentos anteriores. Neste caso, a fórmula oferece cinco dados para ser explorados.

Atividades

1) Pesquisar qual a fórmula para o cálculo do volume de um paralelepípedo. Identificar os termos dessa fórmula. Aplicá-la para algum objeto semelhante como, por exemplo, uma caixa de sapato.

2) Pesquisar no livro ou na aula de ciências qual a fórmula para se calcular a velocidade média de um corpo. Identificar os termos dessa fórmula e aplicá-la em algumas situações do nosso cotidiano como, por exemplo, a velocidade média durante uma caminhada.

3) Pesquisar no livro ou na aula de geografia qual é a fórmula para se calcular densidade demográfica. Identificar os termos dessa fórmula e aplicá-la para descobrir a concentração de alunos nos espaços livres da escola durante o intervalo.

Antonio Rodrigues Neto
professor de matemática no ensino fundamental e superior, é mestre em educação pela USP e autor do livro "Geometria e Estética: experiências com o jogo de xadrez" pela Editora da UNESP.

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos