Matemática - Sombra, semelhança e proporção
Sombra, semelhança e proporção
Introdução
Os conceitos de semelhança e proporção podem ser explorados a partir das sombras produzidas pelos objetos que nos rodeiam. A partir de experiências simples, podemos produzir atividades bem interativas, que consigam relacionar vários conceitos geométricos, como o de semelhança, tão importante para a assimilação do conhecimento matemático. O nosso ponto de partida será a observação e a produção das sombras de alguns objetos na própria sala de aula.
Objetivo
Mostrar a sombra como um caso específico de projeção dos objetos. Utilizar a sombra de objetos como recurso para explorar o conceito de proporção e semelhança de várias figuras geométricas.
Estratégias
1) Mostrar o retroprojetor como um instrumento para produção de sombras na sala de aula, utilizando a lousa como tela de projeção. Pedir para os alunos colocarem no retroprojetor alguns objetos do material escolar, como borracha, caderno e lápis, observando a sombra desses objetos projetada na lousa. Ainda nessa experiência, pedir para os alunos marcarem o contorno das sombras com um pedaço de giz.
2) Medir o comprimento de um lápis e anotar essa primeira medida no canto da lousa. Colocar o mesmo lápis no retroprojetor e medir o comprimento da sua sombra projetada na lousa. Qual a diferença entre essas duas medidas? Qual delas é maior? E quantas vezes?
3) Pegar uma borracha com o formato retangular e medir o seu comprimento e a sua largura. Anotar essas medidas na lousa e colocar a borracha no retroprojetor para medir o comprimento e a largura da sua sombra. Faça o procedimento proposto no item anterior, agora para a largura e o comprimento.
4) Apresentar o conceito de razão e proporção com: comprimento da borracha = a, comprimento da sombra da borracha = b, largura da borracha = c e largura da sombra da borracha = d.
5) Mostrar outras relações que conduzem ao conceito de proporção, utilizando outras figuras geométricas. Pedir que os alunos tragam para a sala de aula figuras recortadas em cartão ou papelão, a fim de que sejam projetadas.
6) Mostrar a congruência dos ângulos entre o objeto e a sua respectiva sombra, que está sendo projetada. Verificar, a partir do cálculo apresentado anteriormente, a proporcionalidade entre as medidas dos lados. A partir dessas experiências e verificações, sintetizar ou definir o conceito de semelhança.
Atividades
1) Pedir para os alunos tirarem fotocópias ampliadas e reduzidas dos objetos usados na experiência com retroprojetor. Orientar no sentido de que utilizem o mesmo procedimento de cálculo para verificar as novas proporções.
2) Criar uma figura geométrica com mais de 7 lados, com qualquer formato. Depois, ampliá-la e reduzi-la, calculando a razão da ampliação e da redução.
3) Pedir para um aluno medir o comprimento e a largura do rosto de um colega. Comparar essas medidas com o comprimento e a largura desse mesmo rosto, mas reduzido em uma foto.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.