Aproxima ou afasta?

NOTA 6,0

Não se pode negar que que, com a popularização de aparelhos tecnológicos e da internet internet, no início do século XXI, as relações interpessoais foram facilitadas através das redes sociais. Blogs, Orkut, Twitter, Facebook, Whatsapp e outros assumiram o papel de conectar e interligar pessoas ao redor do mundo e viabilizar acordos profissionais. Apesar dessas melhoriasdesses pontos positivos, usuários também se tornaram suscetíveis a ataques maliciosos, golpes financeiros e até mesmo a à exclusão social. Diante disso, a sociedade passa a questionar se as redes sociais aproximam ou afastam seus usuários.

Percebe-se também que relacionamentos amorosos podem ser formados ou desfeitos na internet. Em decorrência disso, não se pode saber se a pessoa do outro lado da tela tem boas intenções ou é criminosa. Desse modo, diariamente diariamente, milhões de mensagens circulam através dos entre os milhões de usuários ativos nas redes sociais. Mesmo assim, ainda há muitos indivíduos distantes dos avanços tecnológicos e excluídos digitalmente.

A partir do momento em que o usuário entra em determinada rede social, ele deve estar ciente das responsabilidades e consequências de tal ato. É importante que haja uma avaliação pessoal em relação ao que quê pode e deve ser postado, a de quem se aproximar, ao que enviar em grupos e ao tempo gasto on-line. O excesso de tempo na frente da tela faz com que a realidade seja desligada por um momento e cria uma bolha de afastamento. As redes sociais são aliadas da sociedade, desde que elas saibam usar usadas corretamente.

Portanto, é fundamental que os usuários filtrem o que é benéfico e o que não é, os pais controlem o que quê e com que frequência seus filhos acessam e que a polícia fiscalize e atue no sentido de investigar e prender os criminosos que agem on-line. Destarte Desse modo, a intenet internet ficará mais segura e benéfica para todos.

Comentário geral

Texto razoável, cujo principal problema é a falta de foco do autor, que fala simultaneamente da internet, dos computadores e das redes sociais. Com isso, ele se atrapalha, especialmente no segundo parágrafo, e perde de vista a coesão que um texto dissertativo deve ter. Além disso, das muitas questões levantadas no primeiro parágrafo, a maioria é deixada de lado no restante do texto. Merece destaque o parágrafo final em que o aluno faz uma ótima proposta de intervenção para solucionar o problema abordado (competência 5), na medida que leva em conta o que pode ser feito, quem deve fazer isso e como isso pode ser feito.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) aparelhos tecnológicos é uma expressão ruim, pois pode incluir muito mais coisas do que os instrumentos criados pela informática. É à informática, uma tecnologia específica, que o autor está se referindo. b) De fato, a internet conecta as pessoas em todo mundo, mas não necessariamente para viabilizar acordos profissionais, seja lá o que o autor tem em mente quando usa essa expressão.

2) Segundo parágrafo: aqui o autor se perdeu. Primeiro mencionou apenas mais um aspecto das redes sociais que não mencionara anteriormente. Depois, diz que o fator que desencadeia os crimes na internet são os relacionamentos afetivos o fator. Esses relacionamentos podem ser um dos fatores. Em seguida, faz uma declaração acerca da quantidade das pessoas que usam a internet e, termina, falando em exclusão digital. São várias ideias diferentes despejadas num mesmo parágrafo e que serão deixadas de lado nos parágrafos seguintes.

3) Terceiro parágrafo: a expressão bolha de afastamento é uma metáfora ruim para exprimir o que o autor já havia expresso antes, ao falar que a realidade é desligada quando o usuário mergulha no universo virtual.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 2,0
Nota final 6,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos