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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2017 As redes sociais ajudam ou dificultam as relações entre as pessoas?

Redação corrigida 500

Redes sociais e seus relacionamentos

Inconsistente Erro Correção

As pessoas nunca estiveram conectadas e próximas umas das outras como nos dias atuais. É justamente pelo uso das redes sociais, que começou com o Orkut e o SMS (hoje em desuso) desuso), chegando até o Facebook, uma das maiores na atualidade, e várias outras como o twitter, snapchat, whatsapp, instagram e etc, Twitter, Snapchat, Whatsapp, Instagram, etc., que as pessoas se relacionam diariamente sem sair de casa.

As redes sociais ajudam a manter contato com pessoas de quem gostamos, estejam próximas ou distantes. Até com aquele amigo de infância que morava vizinho à sua casa e foi morar em outra cidade ou país. É pelo uso dessas tecnologias que as pessoas se conhecem, batem papo, começam a namorar e terminam até se casando.

Porém Porém, esses meios podem atrair pessoas mal intencionadas, tais como pedófilos, criminosos, estupradores e etc estupradores, etc., que fingem ser amigos para a prática de coisas nada boas, como o no caso da vendedora Kelly Cristina, que desapareceu depois de combinar uma carona por meio de um grupo do whatsapp Whatsapp.

Conclui-se que que, tomando os cuidados necessários, conhecendo melhor as pessoas antes de um encontro, ficando ciente de quem está por trás das conversas e relacionamentos dos filhos, podemos aproveitar muito esse mundo virtual, tornando as pessoas e os relacionamentos cada vez mais próximos, independentemente de onde esteja estejam.

Comentário geral

Texto razoável, relativamente bem escrito, com clareza e simplicidade, bem como de acordo com a estrutura de uma dissertação argumentativa. O que falta é conteúdo, pois o autor tem uma visão superficial do problema, talvez por imaturidade. Também há vários equívocos factuais, que se devem possivelmente à mesma imaturidade ou ingenuidade. Por isso, é impossível atribuir uma nota muito maior do que 5,0 (cinco), uma vez que se espera de um estudante no final do ensino médio uma visão de mundo mais aprofundada, crítica e menos ingênua. Não se trata de discordar das ideias do autor como um todo. Ele tem razão e potencial, mas pode ir além disso.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: do jeito que o autor termina o parágrafo, a impressão que se tem é a de que hoje em dia ninguém mais sai de casa e que o mundo inteiro só se comunica por meio de redes sociais, o que não corresponde à realidade.

2) Segundo parágrafo: Igualmente, o autor generaliza os relacionamentos afetivos nas redes, como se todos os relacionamentos afetivos contemporâneos só ocorressem por causa delas.

3) Terceiro parágrafo: Ela não desapareceu. Ela foi encontrada, assassinada, e seus assassinos já foram presos. Dizer desapareceu é um detalhe, mas um detalhe equivocado.

4) Quarto parágrafo: Ou o sujeito é indeterminado (pelo se) ou o sujeito é nós. Mudar de sujeito no meio do período não é adequado à linguagem formal.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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