REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2017 As redes sociais ajudam ou dificultam as relações entre as pessoas?
Relações Informatizadas
É fato que a internet se tornou um variado campo de oportunidades e facilidades, que transformaram as relações humanas em um outro nível de comportamento. Deixando comportamento, deixando para trás um modelo onde no qual se imperava imperava era o pessoal e mais afetivo.
Tudo se tornou mais descartável e superficial, pessoas que antes viam-se com frequência e trocavam experiências, agora se hostilizam por criarem um fictício problema problema fictício, tirando conclusões precipitadas de uma simples postagem, onde não teria o mesmo significado para o autor.
Sem contar, os contar os problemas reais, que se dirigem a um comportamento de alto risco. "Contatos" duvidosos, apresentando-se com uma falsa idéia ideia de utilidade e serviços em grupos de carona, por preços atraentes são ofertados com bastante frequência. E sem a menor seleção embarcam em uma "viagem sem volta".
Contudo, a internet se tornou uma incrível ferramenta de divulgação. O divulgação, o que trouxe inúmeros benefícios, como a facilidade de compras, variedade de informação rápida e eficiente sem contar eficiente, bem como um enriquecedor objeto meio de estudo.
Vimos, o Vimos quão útil pode ser esse "canal" se usado de maneira consciente. Tendo em vista os riscos que foram abordados e tantos meios de tirar o máximo de proveito, a usando usando-a de maneira critica crítica, podemos nos surpreender com o resultado. Aumento e resgatando relações saudáveis e cultivando as já existentes. Crescemos e aprendemos a lidar de fato com os desafios da internet.
Comentário geral
Infelizmente, o texto é muito fraco. O autor tem domínio precário da comunicação escrita. Em todos os parágrafos há problemas gramaticais consideráveis, especialmente de sintaxe, o que tornam orações e períodos completamente errados segundo o padrão da norma culta da língua portuguesa. Além da sintaxe, a pontuação e o uso de aspas também estão frequentemente errados. Estruturalmente, não há uma dissertação: o autor apenas menciona, de acordo com o que lhe dita a memória, aspectos positivos e negativos da internet – e não das redes sociais, que era o tema. Mal toca num assunto e já parte para outro, fazendo afirmações levianas, que não se sustentam por falta de fundamento. Aparentemente, para ele, perder o contato com outros seres humanos é algo que pode ser compensado pela facilidade de divulgação que a internet proporciona. Têm o mesmo valor o mundo real e o virtual? É difícil acreditar que o autor crê nisso. É mais provável que o fato de ele não saber se expressar o leva a dizer o que não quer.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) a internet não é o tema da redação. b) O que significa transformar em um outro nível de comportamento? É indiferente o fato de se perder a pessoalidade e o afeto? É normal? Vamos viver exclusivamente através da informática? Difícil crer.
2) Segundo parágrafo: até se entende o que o autor está tentando dizer, mas ele comete tantos erros, que sua declaração fica vaga, confusa, até chegar a uma completa agramaticalidade, desde o onde que inicia o fim do parágrafo.
3) Terceiro parágrafo: a) para começar, o parágrafo não deveria ter sido aberto, pois é uma continuação das declarações do parágrafo anterior. b) De resto, predomina a agramaticalidade, com o uso aleatório de vocabulário e sintaxe, sem falar nas aspas.
4) Quarto parágrafo: a) internet não é sinônimo de redes sociais. b) Objeto de estudo é o tema ou assunto que se estuda.
5) Quinto parágrafo: a) por que usar aspas em canal? Isso não muda nem restringe o significado da palavra. b) Mais uma vez, escolha e combinação das palavras são aleatórias: literalmente, não há sintaxe.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.