Eu tenho vida social
Ao se pensar a respeito de redes sociais sociais, que tanto podem aproximar quanto afastar as pessoas, é possível afirmar que ajuda e dificulta elas ajudam e dificultam o relacionamento entre a representação pictórica de si mesmo que o internauta usa em ambiente virtual.
Isso aponta para a necessidade de não disseminar informações neste ambiente. O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é sobre respeito ao próximo e preservação da intimidade. Entende-se, com isso, que o anonimato propiciado pela internet facilita a ação de agressores.
O segundo fator importante para a reflexão é identificação do diálogo entre os redófilos. Pode-se verificar um exemplo disso em o jogo da baleia Baleia Azul. Além disso, ainda se pode pensar em quem sofrem sofre com a intimidade exposta através da internet. Esse é o motivo para se falar a respeito de depressão ou até o suicídio.
Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, em virtude da proteção contra os perigos da internet seja feita pelo jeitinho brasileiro de ser, que é tão ruim para as vítimas no mundo virtual. Enquanto isso for considerado normal, a situação do Brasil não irá melhorar, para melhorar. Para isso o internauta internauta, agindo corretamente e honestamente honestamente, transformará as redes sociais.
Comentário geral
Texto fraco. O autor não consegue se expressar com clareza e correção por escrito. Em todos os parágrafos há trechos equivocados ou confusos ou incompletos. Embora exista formalmente uma coesão entre os parágrafos e uma conclusão coerente, isso acaba se perdendo, em função da confusão geral de ideias. O leitor consegue apenas vagamente fazer uma ideia do que o autor está tentando dizer.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: quando se fala em relacionamento entre, fala-se em relacionamento entre uma pessoa ou coisa e outra pessoa ou coisa. Aqui, o autor fala no relacionamento entre uma coisa (a representação pictórica) mas não apresenta o outro termo do relacionamento. Logo, a declaração não faz sentido, pois está incompleta.
2) Segundo parágrafo: Por respeito ao próximo e preservação da identidade entende-se o anonimato e a ação de agressores? Para os falantes de língua portuguesa não. Trata-se de coisas opostas. O autor não conseguiu concatenar suas palavras de modo a deixar claro o que ele quis dizer.
3) Terceiro parágrafo: a) redófilo é um neologismo, que desiganaria os maníacos pelas redes sociais? Ou o autor digitou pedófilo errado? Impossível saber. b) A exposição da intimidade é motivo para a depressão e o suicídio. Para falar desses temas, há vários outros motivos.
4) Quarto parágrafo: a sintaxe está truncada, deixando o sentido da frase confuso. Sabe lá o que o autor quer dizer quando afirma que o jeitinho brasileiro ser algo ruim para as vítimas no mundo virtual!
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 0,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 0,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 2,5 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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