Eu tenho vida social

NOTA 2,5

Ao se pensar a respeito de redes sociais sociais, que tanto podem aproximar quanto afastar as pessoas, é possível afirmar que ajuda e dificulta elas ajudam e dificultam o relacionamento entre a representação pictórica de si mesmo que o internauta usa em ambiente virtual.

Isso aponta para a necessidade de não disseminar informações neste ambiente. O primeiro fator que deve ser analisado em relação à situação em questão é sobre respeito ao próximo e preservação da intimidade. Entende-se, com isso, que o anonimato propiciado pela internet facilita a ação de agressores.

O segundo fator importante para a reflexão é identificação do diálogo entre os redófilos. Pode-se verificar um exemplo disso em o jogo da baleia Baleia Azul. Além disso, ainda se pode pensar em quem sofrem sofre com a intimidade exposta através da internet. Esse é o motivo para se falar a respeito de depressão ou até o suicídio.

Assim, a necessidade apontada inicialmente se mostra ainda mais premente, em virtude da proteção contra os perigos da internet seja feita pelo jeitinho brasileiro de ser, que é tão ruim para as vítimas no mundo virtual. Enquanto isso for considerado normal, a situação do Brasil não irá melhorar, para melhorar. Para isso o internauta internauta, agindo corretamente e honestamente honestamente, transformará as redes sociais.

Comentário geral

Texto fraco. O autor não consegue se expressar com clareza e correção por escrito. Em todos os parágrafos há trechos equivocados ou confusos ou incompletos. Embora exista formalmente uma coesão entre os parágrafos e uma conclusão coerente, isso acaba se perdendo, em função da confusão geral de ideias. O leitor consegue apenas vagamente fazer uma ideia do que o autor está tentando dizer.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: quando se fala em relacionamento entre, fala-se em relacionamento entre uma pessoa ou coisa e outra pessoa ou coisa. Aqui, o autor fala no relacionamento entre uma coisa (a representação pictórica) mas não apresenta o outro termo do relacionamento. Logo, a declaração não faz sentido, pois está incompleta.

2) Segundo parágrafo: Por respeito ao próximo e preservação da identidade entende-se o anonimato e a ação de agressores? Para os falantes de língua portuguesa não. Trata-se de coisas opostas. O autor não conseguiu concatenar suas palavras de modo a deixar claro o que ele quis dizer.

3) Terceiro parágrafo: a) redófilo é um neologismo, que desiganaria os maníacos pelas redes sociais? Ou o autor digitou pedófilo errado? Impossível saber. b) A exposição da intimidade é motivo para a depressão e o suicídio. Para falar desses temas, há vários outros motivos.

4) Quarto parágrafo: a sintaxe está truncada, deixando o sentido da frase confuso. Sabe lá o que o autor quer dizer quando afirma que o jeitinho brasileiro ser algo ruim para as vítimas no mundo virtual!

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 2,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos