Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Dezembro/2017 As redes sociais ajudam ou dificultam as relações entre as pessoas?

Redação corrigida 800

Quem está perto está longe e vice-versa

Inconsistente Erro Correção

É um fato inegável que as redes sociais mudaram a forma como nos relacionamos. De alguns anos até os dias atuais atuais, esse mundo virtual tem atraído cada vez mais adeptos, chegando a à incrível marca de praticamente metade do planeta o estar usando. Mas, Mas será que nossos relacionamentos ficaram melhores com essa novidade?

A grande promessa promessa, com o advento das das redes sociais sociais, é unir pessoas, não importando a distância entre essas elas. De fato fato, isso acontece, quem acontece: quem nunca reencontrou um amigo de infância ou viu a foto atual daquele parente que há anos não encontrava?

As mudanças foram tantas que trouxeram vantagens até mesmo para o mundo dos negócios. Alguns segmentos altamente ligados ao relacionamento humano têm se aproveitado bastante dessa tecnologia, como é o caso do casamento de casamentos e eventos em geral.

Todavia, como tudo na vida, as redes sociais também possui possuem suas desvantagens, ironicamente, desvantagens. Ironicamente, talvez a maior dessas seja o distanciamento entre pessoas que estão fisicamente próximas.

Tem-se tornado cada vez mais comum vermos situações como: um como um casal de namorados estar junto e nem mesmo se olhar, uma vez que os olhares estão atraídos voltados para o smartphone; vemos também amigos sentados em uma mesa de bar que não conversam entre si por estarem ocupados conversando com outros amigos amigos, que não estão presentes no mesmo ambiente.

Enfim, fazer um julgamento sobre a influência das redes sociais no relacionamento humano é uma tarefa complexa. Tudo depende da forma como se usa essa ferramenta. Talvez, por ser algo relativamente novo, precisamos aprender a utilizá-las la de forma que alcancemos os distantes sem afastar os próximos.

Comentário geral

Texto muito bom, na medida que preenche os requisitos de uma dissertação argumentativa. Foi bem escrita, bem estruturada, segue uma sequência lógica, extrai a conclusão das premissas apresentadas. Por outro lado, a reflexão sobre o tema é superficial, restringindo-se ao que foi dito na coletânea e trazendo um exemplo banal de pessoas que estão juntas numa mesa, mas cada qual voltada para o seu celular, para apontar aspectos positivos e negativos das redes sociais. Há vários outros aspectos na questão formulada no tema, que poderiam ter sido considerados. O argumento sobre os negócios usufruírem benefícios, usando como exemplo as empresas de namoro on-line também é específico demais. Ou seja, faltou ao texto profundidade. Ainda assim, evidentemente, os pontos positivos se destacam sobre os negativos.

Aspecto pontual

Primeiro parágrafo: a) a noção de tempo é vaga. Poderia ser mais precisa.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 200
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 150
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 150
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 150
Nota final 800

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.