O novo comportamento da sociedade

NOTA 4,0

Atualmente Atualmente, as pessoas passam mais tempo na internet do que se comunicando pessoalmente com outras pessoas pessoalmente. Discutir sobre esse tema é de suma importância, visto que a interação sem controle com o mundo digital afeta de forma negativa no mundo real.

As crianças do século 21 já nascem com um tablet ou smartphone nas mãos. É comum ver nas ruas pais distraindo seus filhos com jogos digitais. Quase sempre sempre, essa é a solução para a criança parar de chorar ou ficar quieta em algum lugar. Essas crianças crescem achando isso normal e e, quando os pais se dão conta, os filhos já se tornaram dependentes do mundo digital.

Do mesmo modo, a maioria dos pais também se tornaram dependentes da internet. Não é raro ver uma família reunida em volta de uma mesa para jantar ou almoçar e cada um estar interagindo com o seu smartphone, tendo pouquíssimo diálogo eles mesmos.

Desse modo, é evidente que a internet trouxe inúmeros benefícios para a sociedade como sociedade: não só a na facilidade do acesso à informação como também nos afazeres do dia a dia. Porém, se usada de maneira errada, sem controle, torna as pessoas alienadas e individualistas. É preciso que haja um equilíbrio e que pais e educadores ensinem às crianças sobre a importância do diálogo entre seus familiares e amigos para um convívio social saudável.

Comentário geral

É difícil atribuir uma nota abaixo de cinco a um texto bem escrito, com uma argumentação razoável na defesa de um ponto de vista. No entanto, o autor escreveu uma redação sobre a internet, quando o tema é, na verdade, mais restrito, pois se refere exclusivamente às redes sociais, fato que a redação ignora por completo. Não bastasse isso, que poderia ser considerado como fuga do tema, zerando a redação, há ainda graves problemas no parágrafo conclusivo, o que contribui para baixar ainda mais a nota.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a repetição em torno do substantivo pessoas, acrescido do advérbio pessoalmente, pode ter sido intencional, no sentido de enfatizar a questão de que a internet afasta as pessoas do contato direto. Mas pode ter sido uma redundância viciosa. Um corretor poderia interpretar de um jeito positivo, outro, de um jeito negativo. Além disso, a afirmação é exagerada: algumas pessoas talvez passem a maior parte do seu tempo na internet, mas certamente não a maioria da população do mundo. O contato pessoal, ao menos até o momento, ainda é a regra e a imersão total na internet uma exceção.

2) Segundo e terceiro parágrafo: o que está marcado em vermelho apenas reitera o que foi dito no comentário geral: o tema do autor é internet e não redes sociais.

3) Quarto parágrafo: a) ao falar, abruptamente, que a internet trouxe inegáveis benefícios para a sociedade, o autor inverte a ordem do seu raciocínio, pois, até o momento, ele só tinha apresentado malefícios, formando um silogismo incorreto cujas premissas são: 1) As pessoas não têm mais contatos pessoais, apenas virtuais, por meio da internet, o que é um malefício. 2) Isso ocorre desde a infância das gerações atuais e é passado de pai para filho. 3) Logo, a internet traz inegáveis benefícios à sociedade. Certo seria ele ter começado dizendo que: Apesar de trazer inegáveis benefícios à sociedade, a internet também é prejudicial, porque... b) É possível dialogar pela internet. O que o autor quer ressaltar é a importância do contato pessoal, sem a mediação informática.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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