Devido à globalização
Devido à globalização, a internet tornou-se uma ferramenta de suma importância no mundo atual. Entretanto, os usuários dessa tecnologia (especialmente crianças e jovens) estão sujeitos a perigos virtuais que muitas vezes passam despercebidos.
A agilidade e eficiência das redes sociais e aplicativos facilitam o dia a dia das pessoas de todo o lugar, porém porém, em meio a tantos benefícios benefícios, há a demasiada exposição a exposição demasiada, o preconceito e os crimes em anonimato, a pedofilia, e aquilo anonimato, e a pedofilia. Além disso, aquilo que é uma vez postado pode nunca mais sair da rede... Por isso rede. Por é preciso cautela e auxílio à aqueles àqueles que têm o acesso precoce a ela.
A série "13 reasons why" mostra como o cyberbullying pode afetar a vida de uma pessoa, causando até mesmo o suicídio. Infelizmente, fora das telas telas, essa é uma realidade a ser enfrentada pelos adolescentes que sofrem com as "brincadeiras de mal mau gosto", muitas vezes negligenciadas pelos adultos. Existe também jogos criados com a malévola intenção de tirar a vida dos jogadores, o que é o caso da "Baleia Azul", jovens que participam muitas vezes devido à grande curiosidade, são obrigadosem que os jovens participam, muitas vezes devido à curiosidade, sendo obrigados a realizar tarefas que os colocam em risco.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. Principalmente os agentes da educação - pais e escola - devem alertar os de menores a quais tipos de riscos estão expostos e como devem evitá-los, ainda para que bem como conversem sobre o assunto, pois em muitos dos casos, o indivíduo isola-se dificultando a solução. Além de ensiná-los valores Além disso, ensinar-lhes valores, como o de respeitar o próximo próximo, para que se reduza o bullying de maneira geral.
Uma maior atenção dos progenitores ao procurarem saber quais sites seus filhos acessam, com ajuda de programas criados para essa função, algo facilitador mas não tão recorrente entre os responsáveis. O acompanhamento psicológico também é de suma importância, pois o problema pode vir à tona quando é tarde demais ou já avançado, um profissional já está avançado ou é tarde demais. Um profissional, fora do ciclo dos círculos de amizade e familiar da família, pode trazer outras perspectivas e resolver de fato o que aflige na vítima.
Comentário geral
Texto bom. No entanto, é prejudicado pela prolixidade e pela redundância nos dois parágrafos iniciais e nos dois finais. O problema, portanto, é mais de estrutura e de conteúdo, do que de linguagem, pois, de um modo geral, o autor escreve bem. Para melhorar, ele deve tomar mais cuidado com aquilo que diz, evitando prolongar o texto sem necessidade e, principalmente, sem repetições. Mas vale fazer uma ressalva: o Banco de Redações, às vezes, é rigoroso demais na avaliação, com o intuito de expor quaisquer problemas do texto para fazer os leitores refletirem sobre eles. A essa redação em particular, é importante deixar claro que outros corretores poderiam atribuir uma nota superior à nossa.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: no trecho em vermelho, o autor repete com outras palavras o que já havia dito no parágrafo anterior, prolongando a introdução. O autor já havia dito antes que a internet traz benefícios e malefícios. Nesse segundo parágrafo, ele tinha de deixar de lado os benefícios, já mencionados, e focar na apresentação dos malefícios. Aqui, então, ele apenas apresentaria esses malefícios de modo geral e abstrato, como fez, para no parágrafo seguinte partir para os exemplos concretos.
2) Quarto parágrafo: a) problema e impasse não são as mesmas coisas. Todo impasse é um problema, mas a recíproca não é verdadeira. O impasse é um problema aparentemente sem solução, um beco sem saída. b) A frase toda é um clichê: é claro que medidas são necessárias, pois nenhum problema ou a esmagadora maioria deles não se resolvem sem providências.
3) Quinto parágrafo: além de repetitivo, o trecho em vermelho, tem sintaxe truncada e sentido confuso. Não dá para dizer ao certo o que o autor tem em mente quando fala de algo facilitador mas não tão recorrente entre os responsáveis.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,5 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,0 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 1,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 1,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 1,5 |
Nota final | 7,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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