O outro lado da moeda

NOTA 3,0

No seriado 13 Reason reasons why, Hanna Baker comete suicídio por sido vítima de situação constrangedoras constrangedora. Fora das telas, os perigos do universo digital é são uma realidade no Brasil, tornando necessário o seu combate, para a manutenção da privacidade e liberdade individual.

Grande parte da População brasileira sobre de nomofobia, que é o medo de ficar sem celular. Contudo, a facilidade de falar o que quiser no mundo virtual, acaba por muitas vezes ferindo a liberdade e privacidade.

Entretanto, a questão está longe de ser resolvida. A própria família não sabe como ajudar e alertar sobre tais perigos da Internet. Ademais, apesar de ser condenada condenados pela Lei lei, atos cometidos na Web implicam em implicam penalidades muito leves e nem sempre chegam a julgamento.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Educação junto com as escolas, dará e as escolas devem distribuir cartilhas para as famílias durante reuniões escolares para a conscientização dos perigos. Por fim, poderá ser discutida a criação de uma emenda constitucional que condene mais severamente atos de má fé e garanta que todos os casos denunciados sejam devidamente julgados por juízes e defensores públicos.

Comentário geral

Texto fraco. Não chega a ser uma dissertação, mas uma série de declarações avulsas, em parágrafos desconectados entre si, cujo conteúdo demonstra apenas um entendimento parcial do tema. No nível da linguagem, o autor até sabe compor corretamente suas sentenças, mas isso acaba sendo de pouco valor para o conjunto, devido à falta de coesão e de raciocínio lógico. Vamos ver como isso se dá analisando as partes desse conjunto.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) não há relação clara entre a declaração sobre o seriado norte-americano e a realidade brasileira. b) De qualquer modo, o seriado é ficção, mas pretende examinar realidades: o cyberbullying e o estupro. c) Então, a tentativa do autor de confrontar ficção (americana) e a realidade brasileira não leva a nada. d) É meio óbvio que, se o problema existe, é necessário combate-lo.

2) Segundo parágrafo: mais duas declarações avulsas, que o autor tenta em vão conectar com uma conjunção adversativa (contudo), embora não haja relação de adversidade entre uma e outra.

3) Terceiro parágrafo: a) que questão? A nomofobia? O direito de falar o que quiser na internet sob a proteção do anonimato? b) Com que fundamento o autor diz que há penalidades leves para crimes virtuais?

4) Quarto parágrafo: a) Não há um impasse, mas um problema e todo problema exige providências para ser solucionado, pois a solução não aparece do nada. b) A ideia da cartilha é correta, mas o que vem depois é quase surrealismo. Por que uma emenda constitucional? Que atos de má fé? Crimes já são julgados por juízes, então essa medida já foi tomada. De resto, por que defensores públicos? Por que os criminosos não podem contratar um advogado? Por que não poderiam?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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