Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2017 Perigos do universo digital

Redação corrigida 400

Proteção é a resposta

Erro Alteração Correção

Em um dos mais empolgantes episódios do desenho animado Super Choque, um vírus "inofensivo" quase que conseguiu conseguiu destruir o quartel general da Liga da Justiça. Infelizmente Infelizmente, no mundo fora dos quadrinhos e animações real, isso não é diferente, um simples vírus pode roubar inúmeros dados pessoais.

O mundo digital apresenta riscos para àqueles aqueles que não contam com um conhecimento da área, visto que cada vez mais observamos em telejornais golpes onlines online. A problemática é que junto com um email comum de propaganda ou quaisquer outras formas de enviar anexos, e afins, possa vir acompanhado o roubo de dados pessoais.

Na contemporaneidade que vivemos Atualmente, já se tornara tornou difícil ficar sem a internet, e internet e é aí onde que caímos nas armadilhas de hackers, apenas hackers. Com apenas um clique e clique, todos os seus dados que estiverem contidos na máquina ou na conta foram podem ser perdidos. Mesmo que a que, a cada dia que se passa passa, cada vez os os softwares (programas) de proteção estejam mais modernos, ainda há muita facilidade para acontecer o menção anterior o que foi mencionado anteriormente.

Em virtude do que fora foi dito, claramente, esse impasse deve ser resolvido. Através da parceria entre o MEC e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, poderiam implementar palestras sobre os perigos do universo digital em escolas, onde está localizado localizada a maior parte dos internautas, além disso internautas. Além disso, a disponibilização gratuita de programas de proteção de computadores e smartphones seria uma opção válida para a diminuição de roubos de dados pessoais.

Comentário geral

O texto é até razoável, sem problemas graves de linguagem e de estrutura. O que o prejudica é o entendimento parcial do tema. Sim, o sequestro de dados de computadores é um problema gravíssimo, além de também ser um crime. No dia 12 de maio, isso ocorreu em escala jamais vista, o que torna o tema atualíssimo. Mesmo assim, o tema da redação eram os perigos virtuais e não apenas um deles. Ao refletir sobre apenas um aspecto desses perigos, o autor tangencia o tema proposto, em vez de abordá-lo.

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: a comparação não é das melhores. No caso da ficção, um quartel foi destruído. Na realidade, é possível roubar dados das pessoas. O exemplo da ficção é mais grave que o da realidade, quando deveria ser, no mínimo, equivalente.

2) Segundo parágrafo: a) não é só para quem desconhece a área. Basta lembrar que o ataque de hackers de 12 de maio atingiu empresas que contam com especialistas em informática. b) A frase é mal formulada. O que o autor quer dizer é que os anexos de mensagens de desconhecidos muitas vezes podem conter vírus e não se deve abri-los indiscriminadamente.

3) Quarto parágrafo: a) impasse é um problema sem solução. No caso apresentado não houve impasse, mas problema, que deve ser resolvido por ser um problema, não em virtude do que foi dito. b) o uso do verbo na terceira pessoa do plural é suspeito: o aluno tem consciência de que usa essa forma para indeterminar o sujeito? Ou pensa que o sujeito são os ministérios que ele menciona depois do advérbio através? Nessa segunda hipótese, o autor está redondamente enganado. c) Palestras são uma espécie de solução universal para qualquer tipo de problema. Será que apenas palestras resolveriam um problema como o sequestro de dados? d) Quem pode afirmar que a maioria dos usuários da internet se encontra em escolas? Existe alguma estatística que sustente isso?

 

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 400

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas