REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2017 Perigos do universo digital
O risco por trás das telas
Devido ao processo de compressão espaço-tempo que o mundo sofreu, oriundo da com a globalização, as relações interpessoais entre seus habitantes foi facilitada foram facilitadas, assim como a dispersão difusão de informações. Em decorrência disso, a maior parte dos indivíduos aderiu aos smartphones e tem acesso a todo tipo de conteúdo a qualquer momento que desejarem. Contudo, tal acessibilidade pode ser perigosa, haja vista que crianças e adolescentes também estão inclusos nos incluídos entre os adeptos à da tecnologia. Estes, estão Eles estão expostos a aos riscos do universo digital, como o cyberbullying, podendo gerar mais problemas de difícil percepção dos familiares e amigos o que pode lhes gerar problemas dificilmente detectáveis por familiares e amigos.
Sabe-se, que Sabe-se que, no contexto contemporâneo, o maior tipo de entretenimento dos jovens e até mesmo das crianças encontram-se na internet, mais precisamente nas redes sociais. Sendo assim, esses indivíduos passam a maior parte do seu tempo concentrados em todas as informações que esses mecanismos têm a oferecer, sempre ávidos por mais informações sobre os mais variados assuntos. Entretanto, esses seres essas pessoas podem se tornar vítimas do universo digital, estando sucintos sujeitos a sofrer agressões, exposições e ameaças que impactam de modo assustador a vida de qualquer um. É fato que é característico da idade um afastamento e necessidade de privacidade e esse momento de reclusão é agravado por esses ataques. Dessa maneira, é comum as famílias associarem o isolamento de um membro com a idade ou momento em que este se encontra.
Comentário geral
Texto bom, bem escrito, apesar dos deslizes, e de uma conclusão muito vaga, que não aponta soluções para o problema. Também há que se apontar a prolixidade do autor, que, caso fosse mais sucinto, talvez conseguisse transmitir com mais clareza o seu raciocínio. Basicamente, ele faz três afirmações: a) a tecnologia trouxe muitas coisas positivas, mas trouxe também coisas negativas; b) os jovens, que vivem imersos no mundo digital, podem ser as principais vítimas desse lado sombrio da rede; c) caso não se perceba o problema de uma vítima a tempo, os resultados podem ser muito graves. Até aqui, a cadeia de raciocínio é perfeita, mas a conclusão deixa a desejar, pois sugerir prudência é pouco. Além do mais, a frase em vermelho apresenta um paradoxo em que o autor não se deteve, para explicar a contradição entre mais relações e mais isolamento. A citação de Einstein dá um aspecto grandioso ao final, mas fica apenas implícita a relação do que disse o físico com os riscos da internet.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: o autor inverte a relação entre causa e consequência. As pessoas aderiram aos smartphones em decorrência do avanço tecnológico e não o contrário.
2) Segundo parágrafo: a) não são apenas informações o que os jovens buscam na internet, mas entretenimento, relações pessoais, músicas... b) O parágrafo se encerra de modo confuso. Até se entende o que o autor quis dizer, mas faltou clareza às frases.
3) Terceiro parágrafos: Várias idades? Talvez, mas dentro de uma mesma faixa etária: a adolescência.
4) Quarto parágrafo: o trecho em vermelho está isolado do conjunto da reflexão que o texto apresenta. É um fato o paradoxo apontado, mas o autor precisaria ou se deter mais a explicá-lo ou então suprimi-lo, pois não faz falta ao parágrafo.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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