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REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2017 Perigos do universo digital

Redação corrigida 500

Perigos do universo digital

Inconsistente Erro Correção

A tecnologia, se não usada corretamente, pode trazer efeitos negativos na vida de uma pessoa. Isso se evidencia pelo grande número de perigos oferecidos pela rede internet, que podem ser trazer desde problemas psicológicos, até práticas que colocam a imagem e segurança do indivíduo em risco.

Em primeiro lugar, é necessário haver uma maior atenção às crianças e adolescentes. O cyberbullying, também conhecido como "assédio virtual", é comum entre os jovens, a jovens. A prática consiste em fazer piadas e brincadeiras ofensivas, a qual leva as quais levam o indivíduo a desenvolver doenças como a depressão e muitas vezes pode podem levar ao suicídio.

Ademais, com a facilidade existente em compartilhar arquivos, é muito simples divulgar imagens e vídeos pornográficos, podendo ser feitos como forma de vingança por parte de antigos cônjuges.

Portanto, para resolução do impasse problema, cabe aos pais maior atenção em relação ao conteúdo acessado por seus filhos. Para a pornografia e ao o cyberbullying, é necessária uma intervenção governamental, o Ministério dos Direitos Humanos deve promover uma maior fiscalização a este tipo de crime, juntamente com penas mais rígidas.

Comentário geral

Texto regular, marcado pela superficialidade na abordagem do tema. Isso se evidencia desde a primeira frase: deve haver um imenso número de coisas que se encaixam na declaração, além da tecnologia. O álcool, se não usado corretamente, pode trazer problemas à saúde; as armas, se não usadas corretamente, podem pôr a vida de inocentes em risco; etc. Há diversos outros problemas que a tecnologia traz e que não estão relacionados com a internet, como o buraco na camada de ozônio ou o aquecimento global. A questão não é mostrar os perigos da tecnologia e apontar a internet como exemplo. É focar nos perigos da internet. Os dois parágrafos seguintes descrevem alguns desses perigos de maneira também genérica. Finalmente, há equívocos também na conclusão.

Aspectos pontuais

1) Segundo parágrafo: a descrição do cyberbullying não é abrangente: não se trata só de piadas e brincadeiras, mas de intimidação e ameaças. A depressão e suicídio são algumas das consequências. Mas há outras: quem não ouviu falar de massacres em escolas perpetrados por vítimas de bullying?

2) Terceiro parágrafo: mais uma vez, o autor apresenta uma visão superficial e limitada do problema, que não afeta somente cônjuges, isto é, pessoas oficialmente casadas. Pode acontecer igualmente com namorados, com amigos, etc. Então, o modo de formular o problema se limita ao banal e de modo equivocado.

3) Quarto parágrafo: a instituição que investiga crimes é a polícia e não o Ministério dos Direitos Humanos. É preciso ter cuidado ao citar órgãos específicos do governo, não basta achar que, como o problema parece afetar os direitos humanos, ele é da alçada exclusiva do respectivo ministério.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 100
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

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