REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2017 Perigos do universo digital
Bullying virtual: uma ameaça real
Um tema antes tratado com desdém pelo governo, pelos pais e pelos próprios professores, o bullying vem ganhando espaço na sociedade para ser estudado e debatido nas mais diversas áreas para ser estudado e debatido nas mais diversas áreas da sociedade, a fim de ser extinto. Mas com o advento da tecnologia, uma forma muito mais perigosa e incontrolável desse problema surgiu: O Cyberbullying o cyberbullying.
O surgimento das redes sociais revolucionou a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com outras pessoas. Pessoas distantes entre si de repente ficam a uma webcam de distância e amigos de infância, que não se viam a há muito tempo, se tornam tornam-se grandes amigos de novo. Mas mesmo com tantos benefícios, ela trouxe as redes trouxeram também um grande mal. A mal: a superexposição.
Pelo fato da de a internet ser um espaço ilimitado, onde que qualquer um pode usar a vontade, em qualquer lugar e a qualquer hora, aliado ao anonimato, combater esse tipo de bullying e punir os agressores, se torna torna-se algo quase impossível.
Debates e palestras tem têm sido feitos no mundo todo para combater esse mal que se propaga de forma alarmante, mas é necessário muito mais. As empresas donas desse serviços responsáveis pelas redes sociais devem criar formas de identificar perfis anônimos e a polícia deve dar uma atenção maior para esses tipos de casos caso.
Comentário geral
O texto é regular, uma vez que escrito numa linguagem correta e o autor desenvolve uma exposição sobre o bullying e o cyberbullying e a dificuldade de combatê-los, mas é preciso ficar claro que o autor teve um entendimento muito parcial do tema da redação, limitando-o a um único risco da internet. O enfoque do tema é de tal forma focado no bullying, que é possível considerar que o autor não entendeu qual era o assunto que devia abordar. Some-se a isso o fato de o autor não encadear seus raciocínios, desenvolvendo uma dissertação expositiva e não argumentativa. Finalmente, os problemas assinalados em vermelho são graves e ajudam a diminuir a nota.
Aspectos pontuais
1) Segundo parágrafo: a palavra superexposição, por si só, significa muito pouco. O que o autor entende exatamente por superexposição? Como isso se relaciona com o bullying ou o cyberbullying? Em princípio, o autor apresentou um outro problema da internet, que ele não esclareceu o suficiente e não o relacionou com o que disse antes, transformando o parágrafo numa divagação que não se conecta explicitamente nem com o que vem antes, nem com o que vem depois.
2) Terceiro parágrafo: já existem formas de identificar os anônimos na internet e as redes sociais têm colaborado com as autoridades nessa identificação, de modo que a sugestão se limita a "chover no molhado".
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.