Extremos prejudiciais

NOTA 3,5

A era digital proporciona diversos benefícios, tais como facilidade de informação, comunicações e facilita na de aprendizagem. Com isso, as redes sociais e a mídia são agentes influenciadores no processo de formação de uma criança ou jovem que se expõe à a tais meios.

Mediante às Mediante exposições ao mundo virtual, jovens e crianças estão sujeitos ao vício, como a ficar dependentes das redes sociais e expor sua vida em troca de "likes", há também perigos como falsidade ideológica ideológica, bullying, pedofilia, transmissão de informações errôneas, plágio e outros.

Bauman, um filósofo contemporâneo contemporâneo, que caracteriza a sociedade atual como líquida, pois tudo é rápido, basta um "click" e a informação está na palma das mãos, não há mais necessidade de procurar ou esperar algo. Em vista disso, tantos os pais como a escola devem salientar a importância do mundo digital, mas também devem propor às crianças e jovens atividades recreativas, incentivo aos esportes, momentos de lazer que não utilizem de celulares ou redes e atividades extraclasse extraclasse, como aulas de música música, esportes e dança.

A mídia também é um fator influenciador no crescimento de um adolescente, por isso, é importante promover campanhas que incentivem atividades realizadas com outros colegas, brincadeiras nas ruas e não apenas videogames e selfies.

Os extremos são prejudiciais, tanto a falta como o uso exagerado trazem consequências, portanto os meios digitais ajudam na comunicação e formação de novas amizades, mas também o método tradicional, como brincar em praças e parques parques, contribuem na formação emocional e intelectual de qualquer ser humano.

Comentário geral

Texto fraco, repleto de equívocos conceituais, redundâncias e trechos desconexos, que não formam um raciocínio (como ocorre no terceiro parágrafo). O autor considera o mundo virtual como um meio de comunicação, uma fonte de informação e um facilitador de aprendizagem. Deixa de lado a questão do entretenimento, que é um aspecto importante da rede. Em especial, quando se propõe como solução o entretenimento off line (brincadeiras de rua, esportes e dança). Resulta que o texto como um todo é superficial, ainda que o autor tente passar uma impressão de profundidade ao citar Zygmunt Bauman.

Aspectos pontuais

 

1) Primeiro parágrafo: evidencia o caráter redundante do discurso do autor, que não se limita a esse parágrafo e se dá em termos de vocabulário (facilidade/facilita; expõe/exposições), mas também de frases, como essa sobre os agentes influenciadores, que se repete no quarto parágrafo.

2) Terceiro parágrafo: a) A sintaxe da frase sobre Bauman está truncada, pois falta um verbo à oração principal, que deveria ser: "Bauman é um filósofo contemporâneo que...". b) Só mediante a teoria de Bauman os pais e educadores deveriam tomar a atitude prescrita pelo autor? Aparentemente, não há necessidade de conhecer a obra de Bauman para isso. A citação do sociólogo serve, na verdade, para dar um aspecto mais profundo ao texto, mas não tem relação direta com o que o autor diz a seguir.

3) Quarto parágrafo: é uma repetição sintética do primeiro e do terceiro parágrafo.

4) Quinto parágrafo: o que o autor chama de método tradicional (por oposição ao virtual) evidentemente não se resume a brincadeiras em parques.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

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