Educação tecnológica pode evitar perigos futuros

NOTA 1,5

Em um mundo totalmente globalizado, a tecnologia vem tornando-se algo essencial para o desenvolvimentismo desenvolvimento humano, no entanto entanto, a segurança que temos com os atuais dispositivos é quase nula, pois estamos expostos a diversos perigos vinda vindos do mundo digital.

Cada A cada dia, meios tecnológicos torna-se tornam-se algo mais acessível ao cidadão da era moderna, quanto a isso torna-se preocupante o uso da tecnologia precoce em crianças uso precoce da tecnologia por crianças que são totalmente desinformadas sobre o perigo virtual. Abuso infantil ou e até mesmo incentivos ao suicídio suicídio, como casos o caso recente da "Baleia Azul", estáestão tornando-se algo mais presente na sociedade, pois os criminosos conseguem de uma maneira mais acessível ao dialogo o diálogo com um menor de idade com meios tecnológicos.

Inclusão digital aos de jovens e crianças vem tornando-se algo mais presente no mundo atual, porem ambos porém, ambas as faixas etárias, geralmente, não passam por nenhum ensinamento de como se precaver de perigos oferecidos pela tecnologia, onde isso o que seria essencial para o bem estar bem-estar e segurança do utilizador usuário.

Comentário geral

Texto muito fraco, seja em termos de linguagem, de estrutura ou de conteúdo. O autor praticamente repete as mesmas ideias nos três parágrafos, sem falar em repetições de expressões, como é o caso de vem tornando-se, está tornando-se, torna-se. Basicamente, tudo que o texto diz é que a tecnologia está cada vez mais presente no mundo contemporâneo, o que traz riscos principalmente para crianças e jovens. Há uma confusão conceitual entre tecnologia e internet, ou tecnologia e mundo digital que é inaceitável numa redação que tematiza os perigos do universo digital. A tecnologia não se limita à internet, aos computadores, tablets e celulares. Enfim, o autor faz uma única constatação, parcialmente equivocada e não faz sequer uma sugestão de como lidar com a vulnerabilidade de crianças e jovens no universo digital.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: como já assinalamos, o autor repete à exaustão a expressão vem tornando-se algo...

2) Segundo parágrafo: a) numa frase com sintaxe truncada, o autor diz uma coisa quando quer falar de outra. Como se vê em verde, trata-se do uso precoce de tecnologia por crianças e não do uso da tecnologia precoce em crianças. Sempre lembrando que o tema não é a tecnologia, não se pode deixar de apontar que pode ser necessário usar tecnologia precoce em crianças, como ocorre em hospitais ou consultórios odontológicos. b) Que perigo virtual? Estava-se falando em perigos, no plural e não em um perigo específico.

3) Terceiro parágrafo: além da repetição já assinalada, destaca-se o uso incorreto de onde como conectivo da oração que encerra o período.

 

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,5
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0,5
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,0
Nota final 1,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

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