REDAÇÕES CORRIGIDAS - Maio/2017 Perigos do universo digital
Internet: solução ou problema?
As armadilhas que podem ser encontradas na internet é são uma situação bastante recorrente e, que recorrente, que vem deixando os pais sempre alertas para com os seus filhos. Um dos motivos para essa situação é a ausência de vigilância dos responsáveis, tendo como consequência o aumento do número de crimes praticados contra esses adolescentes
As inúmeras atividades e compromissos exercidos pelos pais acarretam naa omissão dos mesmos, com os seus respectivos dependentes omissão em relação a seus dependentes. O acompanhamento na base do diálogo, averiguações e perguntas são fundamentais para a construção da confiança entre ambos, como também, elementos facilitadores para o conhecimento de possíveis comportamentos adversos.
Recentemente, um jogo conhecido como baleia azul, Baleia Azul demonstrou o quanto os pais deixam os seus filhos sem vigilância. Um grupo de criminosos, que se aproveitava de adolescentes propícios à depressão depressivos, propunham propunha desafios que lhe lhes custavam à a vida. Muitos pais só ficavam sabendo do ocorrido, quando os seus filhos já estavam mortos. Isso demonstra o afastamento de pais e filhos, sendo esse, tendo, como função principal de condutor e aconselhador.
É de suma importância a estreita relação uma relação de confiança entre o adolescentes e os seus pais. As limitações, dos responsáveis, para com certos tipos de site, como bloqueio, ajuda no controle dos mesmos com os seus dependentes, trazendo segurança e tranquilidade para ambos pais, que devem estabelecer limites e controlar seus dependentes, mantendo-os seguros. O cuidado, não é invasão de privacidade, é característica de quem zela pelo bem estar bem-estar da família.
Comentário geral
Texto fraco. Nota-se que o autor entendeu o tema, mas, em vez de centralizar nele sua redação, parece mais focado na relação entre pais e filhos, apontando a omissão dos pais como parte integrante do problema e, como solução, o diálogo e atenção deles para com seus filhos. Para piorar, ele começa o texto com uma contradição acerca desse relacionamento, para depois repetir nos outros parágrafos que é o cuidado e a atenção dos pais que pode salvar os filhos do perigo do mundo digital. Ou seja, ele não segue uma linha de raciocínio, mas repete sua ideia-chave a cada parágrafo até chegar à conclusão. O parágrafo final, aliás, é o que há de melhor no texto. Em termos de linguagem, o autor se expressa mal, de modo confuso e seu discurso está no limite entre a informalidade e a norma culta.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: é uma contradição dizer que os pais estão alertas, mas ausentes. É um contrassenso estar alerta para uma situação da qual se está ausente.
2) Segundo parágrafo: a primeira declaração explica o motivo da ausência dos pais. A segunda fala sobre a necessidade de diálogo e compreensão para evitar comportamentos adversos. Como conciliar a ausência inevitável com a presença vigilante dos pais? O autor não diz, o que torna as duas declarações independentes uma da outra. Não existe coesão no parágrafo.
3) Terceiro parágrafo: a) é verdade que essa loucura dos desafios da Baleia Azul até pode confirmar a falta de vigilância dos pais, mas isso já foi apontado nos dois parágrafos anteriores, de modo que, apesar do exemplo concreto, o autor continua martelando a mesma tecla. b) Além da redundância, o parágrafo termina de modo agramatical, pela sintaxe truncada.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.
Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.