Libertando nações
Desde há muito que o trabalho escravo é visto com maus olhos pelo mundo, tendo filmes que reprimem retratam períodos notórios de escravidão sendo premiados e grandemente elogiados, com músicas e pinturas também. Em contradição a isto, em 2016, foi estimado pelo Índice de Escravidão Global da Fundação Walk Free que cerca de 45,8 milhões de pessoas estão submetidas a algum tipo de escravidão.
Em um plano mundial é aterrorizante e humilhante pensar que este nível de "trabalho" ainda é implantado esse tipo de trabalho ainda existe em tão grande número e, muitas vezes, às claras claras, para o mundo saber, como acontece na China. Além disso, há países como a Coréia do Norte, Camboja e Índia, onde a maior parte de sua população trabalha em condições de escravidão. Ao voltar para o Brasil, o cenário não é tão diferente assim.
Balcanizando os números em escalas nacionais, eles podem parecer menores, mas, ainda assim, não é aceitável. Enquanto existir até mesmo uma pessoa sendo escravizada, a luta para combater esta essa situação deve continuar. Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos Humanos, nenhuma pessoa deverá ser mantida em escravidão ou trabalho forçado. Isto Isso é o suficiente para responder se a escravidão é humana, na humana. Na verdade, nunca poderá a ser. A escravidão limita, não limita não somente o potencial do indivíduo escravizado, mas de toda a nação, inibindo o crescimento intelectual e o sentimento humano de fazer parte de uma nação que abraça seus cidadãos.
Dito isto, é necessário que sejam tomadas medidas para que este impasse esse problema seja diminuído e, prontamente, eliminado. À Em escala universal, criar órgãos públicos fiscalizadores especializados especializados, nas principais capitais de todos os países e, juntamente do com o apoio da ONU, repreender reprimir e punir aqueles que insistem em manter seres humanos escravizados. Assim, poderá ser iniciado a dar começarão a existir condições iguais a todos para que cresçam e desflorem desenvolvam seus potenciais.
Comentário geral
Texto regular, com problemas pontuais graves, principalmente no âmbito da linguagem. Contudo, o autor compreendeu a proposta e soube refletir sobre ela, desenvolvendo um texto argumentativo. Se no todo o texto não obtém nota maior, isso se deve aos aspectos pontuais, que serão extensivamente comentados.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) começa com uma expressão coloquial e inadequada. A realidade é que, atualmente, a escravidão é considerada um crime na maioria dos países do mundo. Ser um crime é muito mais grave do que simplesmente ser visto com maus olhos. b) Não é o fato de a escravidão ser retratada em filmes e outras formas de arte, tenham ou não recebido prêmios, que a torna hedionda aos olhos da maior parte das pessoas. Ela é hedionda porque viola os mais elementares direitos civis e humanos. c) Não há contradição no fato de haver filmes e músicas contrários à escravidão e o fato continuar a existir. Na verdade, o que o autor parece querer dizer é que apesar de ser considerada um crime terrível e de ser combatida na atualidade, a escravidão continua a existir.
2) Segundo parágrafo: a) o autor interpretou mal o texto da proposta, que diz que esses países têm maior proporção de população em regime de escravidão. Fala-se em termos proporcionais e não em termos absolutos: portanto, não é a maior parte da população desses países que é escrava. b) O cenário no Brasil, em termos proporcionais, é diferente, sim, pelo menos levando em conta as estatísticas.
3) Terceiro parágrafo: a) vá saber o que o autor chama de balcanização. Balcanizar significa dividir em diferentes países antagônicos, como sucedia na região europeia dos Bálcãs. Significa, por extensão, dividir, dispersar e nenhum desses significados fazem sentido no contexto em que o autor usou a palavra. b) escalas nacionais? por que o plural? Aparentemente o autor passou a se referir ao Brasil. c) O parágrafo termina de modo subjetivo, que, por um lado, subestima o crime de escravizar, que, na verdade, tira do escravo muito mais do que um eventual potencial, e, por outro lado, superestima o mesmo crime afirmando que ele interfere no crescimento intelectual do país. Aliás, o que exatamente é o crescimento intelectual do país? As duas palavras, isoladas, não requerem explicação, mas quando conectadas têm um sentido que precisa ser objetivado claramente.
4) Quarto parágrafo: a) em todos os países, rigorosamente, existe somente uma capital. Então, não se pode falar em principais capitais de todos os países, como se pode falar nas principais capitais do Brasil ou dos Estados Unidos, onde há uma capital federal e diversas capitais estaduais. b) O texto termina com uma frase sintaticamente truncada, cuja correção foi sugerida em verde.
Competências avaliadas
Itens | Nota |
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Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. | 1,0 |
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. | 1,5 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. | 0,5 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. | 0,5 |
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. | 0,5 |
Nota final | 4,0 |
Saiba como é feito a classificação das notas | ||||
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2,0 - Satisfatório | 1,5 - Bom | 1,0 - Regular | 0,5 - Fraco | 0,0 - Insatisfatório |
Redações corrigidas
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