REDAÇÕES CORRIGIDAS - Julho/2016 Escravizar é humano?
Escravidão no mundo, basta!
Muitos povos já foram escravizados durante a história brasileira: os índios, os negros e seus decentes descendentes, e imigrantes de diversas nacionalidade. Após décadas da abolição, o trabalho escravo ainda acontece nos dias atuais, o qual abrange afetando pessoas em vulnerabilidade social.
É importante pontuar apontar de início como, a como a escravidão moderna é um fato atual que afeta 45,8 milhões de pessoas em todo o mundo. As consequências desse tipo de prática são danosas para toda a população. Muitas crianças que poderiam estar estudando, jovens se profissionalizando e e, consequentemente, contribuindo para a evolução do país país, estão condenados a essa situação indígena.
É fundamental pontuar ainda, as ainda as situações hediondas que essas pessoas vem passando, como o tráfico de pessoas, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados entre outras. Práticas essas que ferem os direitos humanos, e consequentemente tirando o direito de muitos cidadãos.
Portanto Portanto, para acabar com a escravidão moderna, são necessários conjuntos de medidas, e medidas e fiscalização precisa do governo, para confiscar produtos tenham feitos por mão de obra escrava e aplicar multas para desencorajar a prática no mercado. Além disso criar ouvidoria simplificada e funcional, para que as pessoas denuncie denunciem a prática.
Comentário geral
Texto muito fraco, confuso, com equívocos conceituais, que nem chega a ser uma dissertação propriamente dita, já que não há argumentação em defesa de um ponto de vista. Além disso, fica claro que o tema da redação – a persistência da escravidão nas sociedades humanas – não foi compreendido, pois inexiste qualquer referência a isso no texto, além da afirmação de que a escravidão continua a existir. A redação só escapa do zero porque o autor consegue comunicar, ainda que mal, as suas ideias e pelo fato de fazer sugestões de como lidar com o problema, mesmo que essas propostas sejam bastante limitadas.
Aspectos pontuais
1) Primeiro parágrafo: a) a referência à escravização de imigrantes é confusa, em termos temporais, pois se trata de um problema contemporâneo e não de algo que aconteceu no passado, na história do Brasil. No Brasil colonial e imperial, ocorreram apenas a escravização de índios e negros. b) A abolição ocorreu há mais de um século, então, não há razão para falar somente em décadas após a abolição. c) o que o autor entende por vulnerabilidade social? Seria melhor explicar, pois a expressão é muito abrangente. Além disso, a escolha do vocabulário, no caso de abranger, é ruim, pois se trata de afetar, de atingir os pobres e miseráveis. O uso do pronome relativo o qual também é ruim, uma vez que está afastado do antecedente a que ele se relaciona.
2) Segundo parágrafo: a) o autor usa reiteradamente o verbo pontuar em sentido inadequado. O que ele quer dizer é apontar. b) Se a escravidão moderna não fosse um fato atual não se chamaria escravidão moderna. c) O que o autor quis dizer com situação indígena? Talvez indigna...
3) Terceiro parágrafo: a) por que é fundamental apontar as condições hediondas? Se isso é fundamental, há razões para apontá-las, mas o autor não relaciona os exemplos de condições hediondas com o que está dizendo. Ele apenas cita exemplos. b) Se as práticas ferem os direitos humanos, é óbvio que ela tira (melhor seria dizer não respeita) os direitos dos escravizados.
4) Quarto parágrafo: que conjunto de medidas? O autor não diz e não inclui fiscalização e multa entre elas, de vez que não as cita como parte desse conjunto de medidas. De resto, o Código Penal brasileiro já faz mais do que apenas multar os culpados, condenando-os à prisão. Não se trata de desencorajar a prática, mas sim de puni-la. De resto, a escravidão moderna pode ser denunciada diretamente à polícia. Não é necessário criar uma ouvidoria para isso. Por outro lado, caso se crie uma ouvidorial é de esperar que ela seja eficiente e de fácil acesso. Por que o autor diz que a fiscalização deve ser precisa? Evidentemente, não se espera que a fiscalização seja imprecisa e acuse quem não merece ser acusado.
Competências avaliadas
As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Redações corrigidas
Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.
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