Sociedade Ingênua

NOTA 4,0

O papel do usuário de drogas, é drogas é visto pela sociedade brasileira durante séculos como o maior causador dos problemas atuais. Discriminação, falta de oportunidade, exclusão social, são social são alguns dos fatos que perseguem a maioria destes desses usuários pobres.

O Brasil é o maior consumidor de drogas. No entanto, a população acredita que os consumidores da classe baixa são os principais culpados. Mas, essas Mas essas pessoas é são o resultado de uma sociedade capitalista e que alimenta a desigualdade social. Por exemplo, a uma discriminação aos usuários pobres, negros, e que mora moram na periferia. E nós acreditamos que estás essas pessoas ficam na margem da sociedade.

A maioria dos usuários vem de origem negra, e que desde da escravidão são negros que, desde a escravidão, não tiveram acesso a à educação, à cultura e aos direitos garantidos por leis. O problema não está nessas pessoas que vão em busca do prazer momentâneo ou no ao mundo do crime, trata-se de pessoas que tenta tentam fugir de sua realidade, das as quais não têm estrutura familiar e oportunidades e nem espaço social.

Fica claro, por tanto portanto, a necessidade de mais investimentos, na investimentos na educação, saúde, projetos sociais, centro centros de reabilitação, acesso a à cultura, como dança, teatro, música, entre outros. É um caminho a ser trilhado, só assim, trilhado. Só assim podemos mudar a realidade do nosso país.

Comentário geral

Texto razoável, com muitos problemas pontuais que o impedem de receber uma nota mais alta. O mais grave é que ele não trata da violência, que é parte essencial da proposta. Além disso, a questão do uso de drogas é mais complexa do que pensa o autor e perpassa diversas classes sociais. Além disso, é puro simplismo dizer que jogar a culpa no usuário pobre é um preconceito da população, até porque a população como um todo inclui os usuários.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) quem disse que o uso de drogas se arrasta por séculos? Como a sociedade durante séculos (passados) pôde responsabilizar o usuário por problemas atuais (presente)? b) Ao dizer que a maioria dos usuários é pobre, o autor mostra desconhecer pesquisas recentes sobre o tema, que apontam os indivíduos de classe média como o maior consumidor.

2) Segundo parágrafo: a) com base em que o autor afirma que o Brasil é o maior consumidor de drogas? Maior em relação ao quê? Ao mundo? Às Américas? b) População inclui usuários e não usuários, ricos, pobres, gente de classe média, etc. O autor não consegue deixar clara a sua ideia: provavelmente, ele quer se referir a uma elite dentro da população. Mas esse preconceito, especificamente no caso da droga, não se sustenta, não é real. Quem vivia na região da cracolândia não era rico e nem por isso gostava dos chamados "nóias". c) A afirmação que encerra o parágrafo é enigmática, não se sabe o que o autor quer dizer com ela.

3) Terceiro parágrafo: a) aqui se manifesta uma espécie de preconceito pelo avesso: o vitimismo. Mas talvez a maioria dos usuários seja realmente de negros e mulatos. Afinal, negros e mulatos são a maioria da população do Brasil. b) Com espaço social o que o autor quer dizer? Espaço na sociedade? A expressão não é clara. Por tudo o que o autor disse, elas estão mesmo à margem, não somos nós que acreditamos isso.

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 1,0
Nota final 4,0
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos