Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2018 Violência e drogas: o papel do usuário

Redação corrigida 350

A violência causada pelas drogas

Erro Alteração Correção

Muito se discute sobre a liberação de drogas no Brasil, a Brasil. A circulação de drogas no Brasil causa inúmeros casos de conflitos entre traficantes e policiais, por tal motivo policiais. Por tal motivo, muitos aprovam a liberação da droga como solução do problema, com problema. Com essa facilidade ao acesso, o usuário não necessitaria recorrer ao ilegal, diminuindo a demanda e consequentemente e, consequentemente, a quantidade de traficantes e drogas ilegais, contudo ilegais. Contudo, outros afirmam que a solução está na conscientização.

Algo é correto de se afirmar, afirmar: se não houver consumidores de drogas drogas, não haverá vendedores de drogas ilegais, o mesmo ocorre com o inverso, isto se trata de e vice-versa. Isso é uma regra econômica bastante simples, quanto maior a demanda, maior será a produção oferta.

Por tais fatos fatos, a diminuição de dependentes diminuiria a quantidade de traficantes logo diminuindo traficantes, diminuindo, por conseguinte a criminalidade causada pelos mesmos. A conscientização da população é fundamental para que isso ocorra, muitas ocorra. Muitas vezes, é tomado são tomadas medidas de prevenção e proibição, contudo o resultado é parcial parcial, pois não está se tentando resolver a fonte do problema.

Além da conscientização da população em geral geral, também é necessário criar e aprimorar os já existentes projetos projetos já existentes para dependentes químicos. Com tais medidas medidas, teremos uma eminente melhora em na questão a da criminalidade ocasionada pelo tráfico de drogas.

Comentário geral

Texto fraco. Em primeiro lugar, o autor tenta defender duas teses contraditórias ao mesmo tempo e mal chega a assumi-las, atribuindo-as genericamente a dois partidos distintos que ele tenta, mal e mal, sintetizar. Se a diminuição da demanda resolve o problema da droga, como fazer para diminuir a demanda? Segundo o autor, por meio da conscientização. Conscientização de quem e sobre o quê? Ele não diz explicitamente. Vamos supor que seja a conscientização sobre os malefícios da droga. Seria suficiente? Parece que não? Quantas campanhas publicitárias já foram feitas sobre isso! De resto, o que ele quer dizer de concreto com criar projetos para dependentes químicos? Que tipo de projetos?

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) o autor não domina as regras de pontuação e nem sabe usar pronomes, como demonstrar a repetição subsequente da expressão drogas no Brasil. b) O livre acesso não diminui a demanda, só coloca os fornecedores na legalidade. Há especialistas que dizem que o livre acesso faria exatamente o contrário: aumentaria a demanda. Enfim, o autor não parece muito bem informado sobre o tema. c) Conscientização de quem sobre o quê?

2) Segundo parágrafo: mais repetição desnecessária de palavras.

3) Terceiro parágrafo: a) Essa equação não fecha. O número de traficantes é menor que o de dependentes. Seria possível diminuir os dependentes, sem necessariamente diminuir os traficantes. Seria possível aumentar os dependentes e diminuir o núemro de traficantes, tornando a droga mais cara e não solucionando o problema. O autor tira conclusões incorretas da lei da oferta e da procura. b) e qual é a fonte do problema? O autor simplesmente não diz.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 100
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 50
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 50
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 350

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas