Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2018 Violência e drogas: o papel do usuário

Redação corrigida 0

A violência por um ponto de vista otimista

Inconsistente Erro Correção

Infelizmente, no Brasil, na maioria dos lugares onde vamos vamos, notamos o alto nível da violência. Apesar de existir existirem conflitos em solo brasileiro desde o início de nossa colonização, não podemos deixar de lutar por um país melhor e podemos conseguir através consegui-lo por meio de um investimento melhor maior no sistema de educação.

Segundo Immanuel Kant, o homem não é nada alem além daquilo que a educação faz dele. Partindo desse pensamento nos resta pensamento, resta-nos investir mais no ensino de nossas crianças, exigindo que dedique-se nos se dediquem aos estudos, colocando-as em cursinhos ou se for o caso tomando aulas de reforço.

Jean Paul Sartre foi sábio em dizer: A violência independente violência, independentemente de qual for, é furto fruto da ignorância. Assim Assim, o Governo deve disponibilizar fundos suficientes para suprir o defasado ensino brasileiro, para que os orgãos competêntes com DRE órgãos competentes invistam nas escolas, concomitante pois a violência diminuirá concomitantemente E a questão da maioridade penal ficaria em segundo plano.

Com base nos fatos mencionados, o Brasil, por sua vez Brasil, juntamente com os pais ou responsáveis responsáveis, devem investir mais no Estado, dando ênfase na juventude, uma vez que essa fará a diferença proprocionando diferença, proporcionando bem estar e segurança para as futuras gerações. Ademais Ademais, o interesse por parte dos jovens é imprescindível.

Comentário geral

A redação não aborda o tema: o papel do usuário de drogas na violência criminal. Fala de violência apenas, sem relacioná-la à criminalidade ou ao tráfico, como era exigido. Além do mais, propõe soluções ingênuas, a educação de um modo geral, ou irrealistas, pais e responsáveis investirem no Estado.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a violência dos tempos da colonização não vem ao caso. Não está relacionada ao tema.

2) Segundo parágrafo: ser rigoroso no controle de estudos, proporcionar cursinhos e aulas de reforço podem levar alguns alunos ao sucesso nos estudos e na vida profissional, mas não é solução para a criminalidade e o tráfico de drogas.

3) Terceiro parágrafo: a) a citação de Sartre está incorreta. Cuidado com citações. Frequentemente são motivo de deslizes e tropeços. O que Sartre disse foi: “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. Notar que ela deve ser transcrita entre aspas. b) O que significa órgãos competentes com DRE? Aparentemente, o aluno se refere às Delegacias Regionais de Ensino, que são um dos órgãos competentes.

4) Quarto parágrafo: a) O Brasil é o Estado brasileiro e, se há uma coisa em que o Estado brasileiro investe, é nele mesmo. Os cidadãos (entre os quais se incluem pais e responsáveis) não tem como investir no Estado, exceto comprando títulos do Tesouro nacional, o que não é o caso em questão. b) O interesse dos jovens pelo estudo é mesmo imprescindível. O problema é como despertar esse interesse.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE