Violência e drogas: o papel do usuário

NOTA 3,5

Nos dias de hoje hoje, o tráfico de drogas vem aumentando drasticamente no Brasil, como mostra mostram os dados levantados pelo jornal portal G1, da Rede Globo de Telecomunicações do Grupo Globo. Com a lei de das drogas, o percentual de presos que respondem pelo crime de tráfico de drogas aumentou de 8,7% para 32,6%. Mas afinal o que torna o tráfico de drogas um dos crimes mais rentáveis do país? Como E como o usuário participa desse crime organizado?

Primeiramente Primeiramente, vale ressaltar que as leis impostas sobre o tráfico de drogas no país tornaram essa atividade um crime e ao mesmo tempo um meio lucrativo de obter lucros. A maioria dos jovens entre 20 a 29 anos com família anos, de classe média buscam média busca maneiras ou para conseguir dinheiro por meio de compra e venda de entorpecentes ou para o uso recreativo. As várias barreiras entre a procura e a compra de entorpecentes tornam o tráfico caro e ao mesmo tempo perigoso, incitando os usuários a conseguirem por meios ilícitos, as drogas.

Também é de importância destacar que o usuário de drogas se mostra apto a realizar o comércio da mesma para manter o ciclo de compra-uso-venda, podendo até mesmo recorrer a à criminalidade como um caminho alternativo para seus objetivos com a droga.

Por fim, para que os problemas com as drogas sejam resolvidos é necessário o apelo populacional do povo para que o governo estadual das regiões mais afetadas realize medidas para reduzir o número alarmante do tráfico de drogas que está relacionado com a intensa criminalidade por meio de leis e programas sociais visando a segurança populacional da população e o seu bem-estar.

Comentário geral

Texto fraco. Percebe-se que o autor compreendeu o texto e tem um ponto de vista a apresentar sobre ele. No entanto, não tem domínio da linguagem escrita, incorrendo em confusões e obscuridades, para não falar nos erros gramaticais.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) Não é aceitável que o autor invente o nome da empresa. O certo é Grupo Globo. b) A lei aumentou de 8,7% para 32,6% em relação a que? Percentuais requerem um padrão de comparação. Por exemplo: aumentou de 8,7% para 32,6% da população carcerária. c) A pobreza de vocabulário e a falta de uso de pronomes fica patente pela repetição dos termos droga e tráfico de drogas.

2) Segundo parágrafo: a) As leis podem ser responsáveis, mas é preciso explicar como. b) Conseguir dinheiro por meio de compra e venda de drogas é uma coisa. Agora, conseguir dinheiro para uso recreativo? O que significa isso? b) Além de conseguir o dinheiro ainda é preciso encontrar os meios ilícitos? Todo o trecho em vermelho é uma grande confusão. O autor deveria relê-lo para distinguir as ideias que pretende expressar.

3) Terceiro parágrafo: a confusão continua e o que é pior, de modo redundante, pois esse parágrafo não acrescenta praticamente nada de novo às informações do anterior.

4) Quarto parágrafo: por que especificamente os governos estaduais? Por que o aluno acha que eles são as únicas instituições que devem resolver o problema?

Competências avaliadas

Itens Nota
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0,5
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0,5
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0,5
Nota final 3,5
Saiba como é feito a classificação das notas
2,0 - Satisfatório 1,5 - Bom 1,0 - Regular 0,5 - Fraco 0,0 - Insatisfatório

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

UOL Cursos Online

Todos os cursos