Topo

Educação

Banco de Redações

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez


REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2018 Violência e drogas: o papel do usuário

Redação corrigida 500

Sem demanda não há oferta

Inconsistente Erro Correção

Conflitos ocasionados pelo tráfico de drogas não são uma exclusividade desse período, um desta época. Um exemplo disso é a guerra do ópio, que aconteceu em meados do século XIX. Porém, na atual conjuntura, uma nova questão deve ser abordada: Será será que o usuário é culpado pela violência causada pela venda de drogas?

De acordo com a lei da oferta e demanda redigida da procura, descoberta pelo economista Adam Smith, as drogas só são vendidas porque há quem compre. A violência advinda do consumo de drogas, não drogas não é diretamente ocasionada pelos usuários, porém, o dinheiro que os traficantes arrecadam com a venda, é venda é utilizado financiar a compra de armas e instrumentos que viabilizam as brutalidades que o tráfico produz, sendo assim, mesmo que indiretamente, os compradores também têm sua parcela de culpa.

Apesar de, economicamente, ficar claro a culpabilidade do consumidor de drogas, as leis no Brasil os o isentam da responsabilidade, pois um usuário que for pego consumindo será julgado por um tribunal especial e receberá como pena a realização de serviços sociais, enquanto que enquanto em países que seguem o contrário disso um caminho contrário, como a Suécia, que que, de acordo com a revista época Época, previu estabeleceu prisão para usuário e vendedor, o número de consumidores diminuiu consideravelmente, o que, como consequência, enfraquece o financiamento do tráfico.

Portanto, fica claro que que, para resolver a problemática da violência ocasionada pelo uso de droga no Brasil Brasil, é necessária uma mudança nas leis, para que usuários possam ser punidos com mais severidade, além disso, deve ser considerada a legalização do uso das drogas, para que o tráfico perca o capital arrecadado com as vendas e fiquem fique sem meio de financiar suas brutalidades.

Comentário geral

Texto razoável, apesar de apresentar uma tese confusa e uma argumentação não muito lógica para sustentá-la. Pelo título, entende-se que o autor propõe acabar com a demanda. Como fazer isso, se o uso de psicotrópicos (especialmente o álcool) pelo ser humano existe desde a mais remota Antiguidade? Até agora, ninguém descobriu como fazer isso. A legalização, sustentam alguns, evitaria o tráfico, não o consumo, o que, aliás, é evidentíssimo. Sugerir a punição dos usuários e a legalização do consumo é evidentemente uma contradição. Então, o autor deveria, antes de começar a escrever, pensar sobre qual das duas soluções ele vai propor. Além disso, o autor trata a violência ou brutalidade como algo inerente aos traficantes e não como decorrência do tráfico.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: não tem relevância afirmar que conflitos provocados pelo uso de entorpecentes existem desde o século passado, para argumentar que a questão atual é o papel do usuário nesses conflitos. Se os usuários são responsáveis pelo tráfico, isso vale tanto para hoje quanto para no passado. A menção à guerra do ópio fica parecendo uma exibição gratuita de conhecimento.

2) Segundo parágrafo: Adam Smith não estabeleceu a lei da oferta e da procura especificamente no tráfico de drogas. Ele constatou a existência dessa lei no mercado de um modo geral. Ela se tornou tão conhecida, que é desnecessário mencionar seu descobridor para falar nela. Mais exibição gratuita de conhecimento.

3) Quarto parágrafo: conforme já se disse, as propostas são contraditórias entre si.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 150
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 100
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 100
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 100
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 50
Nota final 500

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.


PUBLICIDADE