Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2018 Violência e drogas: o papel do usuário

Redação corrigida 0

Violência gera violência

Erro Alteração Correção

Em todos os lugares do Brasil temos violência, incluindo os usuários de drogas.

A segurança pública contra traficante e vice-versa, formando a guerra entre eles e trazendo a morte dos dois lados, temos lados. Temos casos da segurança invadindo as comunidades e atirando para em todos sem nem querer saber se quem é inocente, e bem como traficantes indo atrás de quem matou aquelas pessoas. Existe Existem drogas em todo o Brasil e usuários, e assim gerando a guerra, até entre as famílias por causa do vício, sempre haverá comprador é assim trazendo o vendedor.

O Brasil tem que melhorar no sistema público para que a violência diminua e discutir sobre a legalização de drogas, pois a droga é proibida, mas continua no Brasil.

Comentário geral

Infelizmente, o texto é muito ruim. Para começar, não chega a ser uma dissertação argumentativa. É, quando muito, expositiva. Em segundo lugar, o autor não tem domínio da linguagem na modalidade formal. Seu texto é coloquial e, mesmo no que toca à apresentação dos fatos, o autor só consegue fazê-lo de modo informal e confuso, sem se perguntar uma só vez qual é a razão do que está expondo e sem se preocupar com o eventual papel do usuário na violência, o que caracteriza fuga do tema.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: os usuários são violência? É uma afirmação sem sentido.

2) Segundo parágrafo: confuso, redundante, coloquial e extremamente banal. A última frase não segue os padrões gramaticais mínimos da língua portuguesa.

3) Terceiro parágrafo: o que é sistema público? A expressão não faz sentido. A conclusão do autor é independente do que ele disse no texto. Por que a legalização seria a solução? Ele não diz.

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 0
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 0
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 0

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas