Topo

O UOL corrige e comenta 20 redações. Envie a sua sobre o tema da vez

REDAÇÕES CORRIGIDAS - Março/2018 Violência e drogas: o papel do usuário

Redação corrigida 100

Pedra angular no tráfico

Erro Alteração Correção

Distante é a descoberta dos narcóticos presentes na natureza, a qual deve-se aos nativos oriundos da África. A descoberta de substâncias narcóticas existentes na natureza é muito antiga. Atualmente, com a disseminação de alucinógenos e o hábito de consumo em âmbito mundial, alguns países, entretanto, muitos países proíbem o uso, devido a seus efeitos ao no sistema nervoso, que podem causar malefícios aos usuários e às pessoas ao seu derredor. Contudo, continua-se a comercialização, desta vez, de forma ilícita, a comando de, então, criminosos. continua a comercialização de drogas de forma ilícita, sob o comando de criminosos.

Dessa forma, passa-se a considerar os usuários como parcela fundamental na atuação dos meliantes, onde prevalece-se a lei da oferta e da procura, ocasionando um considerável aumento no crescimento, na popularização e abrangência da venda ilegal. Tratando-se de ilegalidades, tem-se correlacionado a ação conjunta das organizações responsáveis pela segurança pública, que intentam intervir às infrações, como lhes é inato. A atuação referente a tais ilicitudes, é ilicitudes é diretamente proporcional ao seu crescimento, sendo assim, ao associar-se as atuações preventivas à violência, possui-se, de igual forma, um aumento na violência proporcional à propagação da venda de drogas ilegais em nosso país, incluindo, semelhantemente, o usuário como responsável.

Em virtude dos fatos supracitados, faz-se necessário regular as ações das organizações de segurança pública, promovendo maior eficácia ao combate à comercialização ilegal, bem como propiciar à população programas governamentais, direcionado direcionados ao combate do uso de drogas e, consequentemente, à contribuição com a propagação da violência.

Comentário geral

Texto muito fraco. Em termos de linguagem, são muitos os deslizes e a regra é um uso subjetivo da língua, completamente distante da modalidade formal do português e dos padrões gramaticais. Em termos de conteúdo, a tentativa de argumentar, no segundo parágrafo, é extremamente confusa, mal dando a entender o que o autor está querendo dizer. Em termos de estrutura, não há coesão devido aos muitos problemas de linguagem e conteúdo.

Aspectos pontuais

1) Primeiro parágrafo: a) o autor não consegue expressar o que pretende e, ao leitor, resta tentar interpretar, como se fez nas sugestões em verde. b) A tentativa de falar da origem do uso na droga num passado pré-histórico e saltar para dos dias de hoje não tem razão de ser. b) Nem toda droga é alucinógena. Ao tentar usar maneiras mais complexas para referir-se às drogas, o autor só gera ambiguidade: o leitor tem de descobrir sobre que hábitos de consumo e uso o autor está falando, de drogas em geral, ou só das alucinógenas?

2) Segundo parágrafo: o trecho não respeita a sintaxe, tem uma escolha de vocabulário inadequada e, de modo confuso, parece dizer que a culpa pelo tráfico também é do usuário, assim como a da violência também é da polícia e não só dos traficantes. Dessas declarações, o autor não extrai nenhuma conclusão.

3) Terceiro parágrafo: a) As organizações de segurança pública já são regulamentadas por lei. b) A sugestão de intervenção é uma só: o combate ao tráfico, seja pela polícia, seja pela população. O autor só não diz como a população pode combater os traficantes...

Competências avaliadas

As notas são definidas segundo os critérios da pontuação do MEC
Título nota (0 a 1000)
Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 50
Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 50
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 0
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 0
Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. 0
Nota final 100

Redações corrigidas

Título nota (0 a 1000)

Os textos desse bloco foram elaborados por internautas que desenvolveram a proposta apresentada pelo UOL para este mês. A seleção e avaliação foi feita por uma equipe de professores associada ao Banco de redações.

Os textos publicados antes de 1º de janeiro de 2009 não seguem o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. A grafia vigente até então e a da reforma ortográfica serão aceitas até 2012.

Copyright UOL. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução apenas em trabalhos escolares, sem fins comerciais e desde que com o devido crédito ao UOL e aos autores.

Outros temas