Topo

Ensino médio

Artes - Barroco na Europa

Valéria Peixoto de Alencar

Barroco na Europa

Objetivos

  • Estudar as diferenças e semelhanças do Barroco na Europa.
  • Estimular a pesquisa sobre História da Arte entre os alunos.

Comentários

Quando pensamos no estilo barroco, logo vem à mente as imagens das igrejas de Minas Gerais ou de obras do Aleijadinho. Entretanto, saber sobre o início do movimento, na Europa, é um ótimo tema de pesquisa.

Material

Os textos Barroco na Europa - Alguns países e seus pintores e Barroco - Igreja impulsiona arte sacra podem servir como pontos de partida para o nosso estudo.

Estratégias

1) Leitura e interpretação dos textos.

2) Leitura das imagens que estão nos textos sugeridos e de outras que o professor apresente.

3) Dividir os alunos em grupos para a realização da atividade de pesquisa.

Atividade de pesquisa

1) Os grupos devem pesquisar o Barroco em um país ou região da Europa. Certifique-se de que cada grupo escolha países ou regiões diferentes.

2) Cada grupo deverá pesquisar o Barroco nas diversas linguagens: pintura, escultura, gravura, arquitetura, música, etc.

4) Oriente os alunos para que observem as características das obras, comparando-as com outros movimentos, como o Renascimento ou o Neoclassicismo, por exemplo.

5) Faça com que os alunos percebam como as características de cada estilo nascem de diferentes contextos culturais - ou seja, do convívio social, da política e da religião, elementos que podemos estudar a partir das obras de arte.

6) Os grupos apresentarão o resultado de suas pesquisas na forma de seminários.

Sugestões

Seria interessante trabalhar, ao mesmo tempo, com os professores de Português e História, o que daria mais substância à pesquisa.

Ensino médio