Topo

Ensino médio

Artes - Bienal Internacional de Arte

Valéria Peixoto de Alencar

Bienal Internacional de Arte

Objetivo

1. Conhecer a história da Bienal Internacional de São Paulo.

2. Criar um projeto de curadoria.

Comentário

Ir a uma exposição pode ser uma excelente atividade extracurricular, que permitiria trabalhar vários conteúdos. É uma pena que ainda não exista no Brasil o hábito de ir a museus e exposições, como lazer. Elaborar e montar uma exposição pode representar um estímulo para que os alunos se interessem mais em visitar museus.

Material

O texto Bienal - Exposição internacional revela novos artistas será um ótimo ponto de partida. Utilize também outros textos sobre arte contemporânea, que você pode encontrar no UOL Educação.

Estratégia

1. Leitura e interpretação dos textos.

2. Análise de imagens de arte contemporânea e discussão.

Atividade

Alguns alunos devem produzir obras de arte a partir de um tema (pode ser mais de um) escolhido pelo professor. Outros irão montar a exposição (os curadores).

É interessante que os curadores estejam em menor número. A curadoria deve se preocupar com a seleção das obras e o aspecto visual da exposição, como, por exemplo, que obra vai ao lado de outra, em qual sala e andar (pensando num projeto com mais de uma sala de aula), etc. Os curadores podem trabalhar em conjunto ou em áreas diferentes, com temas diferentes.

É possível, ainda, designar alunos para elaborar a comunicação visual da exposição: as etiquetas dos trabalhos, os textos de parede, até mesmo a confecção de um catálogo, ainda que simples. Experimente realizar essa exposição periodicamente, como a própria Bienal.

Sugestões

1. Fazer um trabalho interdisciplinar com história.

2. Ir à Bienal Internacional de Artes ou, se estiver longe de São Paulo, procurar outras exposições.

Ensino médio