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Ensino médio

Artes - Diferentes povos, diferentes músicas

Valéria Peixoto de Alencar

Diferentes povos, diferentes músicas

Objetivos

1) Conhecer diferentes tipos de tradições musicais.

2) Perceber as influências de diferentes culturas na música brasileira.

3) Estabelecer relações entre as músicas produzidas em diversas partes do mundo e a música brasileira.

Comentários

As manifestações musicais são tão antigas quanto o homem. É importante que o aluno compreenda que não existe música melhor ou pior, mas apenas músicas diferentes que se influenciam umas às outras.

Material

  • O texto Todo povo tem a sua música pode ser utilizado como ponto de partida.
  • Cds, fitas ou músicas baixadas da internet - mas que pertençam a diferentes culturas.

Estratégia

1) Análise e interpretação do texto.

2) Audição de músicas tradicionais de vários povos.

3) Divida os alunos em grupos, de maneira que cada grupo estude um determinado povo.

Atividades

1) Os alunos devem pesquisar a cultura do povo escolhido pelo grupo, concentrando-se na produção musical, mas sem descuidar de outras manifestações, como a religiosidade, as vestimentas, a culinária, os mitos, etc.

2) Terminada a pesquisa, devem procurar semelhanças entre a cultura estudada e a música brasileira.

3) Os resultados das pesquisas serão apresentados na forma de seminários para toda a classe.

Sugestões de livros

  • A música dos instrumentos - das flautas de osso da pré-história às guitarras elétricas. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
  • O mundo maravilhoso da música: arte, história, instrumentos, tecnologia. São Paulo: Melhoramentos, 1997.

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