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Ensino médio

Artes - Fazendo um móbile

Valéria Peixoto de Alencar

Fazendo um móbile

Objetivos

1. Desenvolver a coordenação motora.

2. Conhecer as características da arte cinética.

3. Tomar contato com as obras de Alexander Calder.

Comentários

A arte cinética rompe com a estática de pinturas e esculturas, propondo uma nova forma de pensar e produzir arte.

Material

O texto Arte cinética é um ótimo ponto de partida para esta aula.

A biografia de Alexander Calder também pode ser utilizada como fonte de pesquisa.

Para o móbile:

Fios de nylon, barbante, arame, tesoura, cola, vareta de bambu, vários tipos de papel, tinta, sucata.

Estratégias

1. Leitura e interpretação dos textos.

2. Interpretação das imagens que estão no artigo e de outras que o professor tenha.

3. Discussão de questões e conceitos relacionados à arte cinética.

Atividades

Confecção do móbile:

Os alunos devem explorar os materiais, experimentar diferentes pesos, texturas e tamanhos. Ao final, o móbile deverá ficar suspenso e se movimentar com o ar. Para isso, deve ficar armado. A partir dos testes que os alunos fizerem com os materiais, o professor deve orientar o trabalho, a fim de que haja uma proposta estética no produto final - ou seja, para que o móbile não seja simplesmente um enfeite.

Sugestão

Seria muito enriquecedor um trabalho conjunto com os professores de matemática e física. 

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